Próximo passo é a edição da MP pelo presidente Jair Bolsonaro | Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

Da Comunicação Sinpol-DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) enviou na última terça, 19, um ofício à Casa Civil da Presidência da República reiterando a solicitação pela edição da Medida Provisória com primeira parte da recomposição salarial dos policiais civis do DF.

Veja aqui o ofício.

No documento, endereçado ao ministro Walter Braga Netto, Ibaneis destaca o acordo já estabelecido com o presidente Jair Bolsonaro no fim do ano passado, sobretudo frisando o custeio com recursos do Fundo Constitucional.

A medida tomada pelo governador também é resultado de um trabalho direto do Sinpol-DF junto aos agentes políticos para assegurar o pagamento dessa primeira parte da recuperação salarial dos policiais civis.

Todos os esforços empreendidos pela diretoria nas últimas semanas em torno da aprovação do PLN 1/20, na quarta passada, 13, trazem esperança à categoria de ver resolvida em parte a grande perda de poder aquisitivo.

Dirigentes do sindicato estiveram, em dias consecutivos, com o diretor-geral da Polícia Civil do DF (PCDF), Robson Cândido, e com o secretário da Segurança Pública, Anderson Torres.

Nas duas ocasiões, o sindicato solicitou o envolvimento direto do governador no processo de edição da Medida Provisória.

Essa atuação ocorreu em conjunto com a articulação da diretoria junto à bancada do DF na Câmara e no Senado (seja conversando diretamente com os parlamentares e fornecendo a eles os argumentos de convencimento, ou mobilizando a categoria a abordá-los nas redes sociais) para que excluísse os policiais civis do DF do PLP 39/20 e da PEC 10 mas, principalmente, para a inclusão do PLN 1 na pauta de votação do Congresso Nacional.

Após a aprovação na Câmara e no Senado, esse trabalho culmina com o passo final que deve ser dado pelo presidente Jair Bolsonaro, nos próximos dias, com a publicação da MP de 8% da recomposição salarial dos policiais civis do DF.

Tais ações e resultados demonstram o forte trabalho de articulação política do sindicato, junto aos diversos agentes políticos envolvidos no processo de negociação salarial dos polícias civis do DF.

A diretoria do sindicato cobra ainda que essa primeira parte da recomposição das perdas salariais, conforme foi acertado entre o Governo do Distrito Federal e Governo Federal, deve ser a partir de janeiro de 2020, conforme previsão orçamentária do PLN 1/20, enviado pelo governo federal em janeiro de 2020 ao Congresso Nacional.

Filiação