Diretoria entregou a Anderson dois ofícios com as solicitações discutidas durante a reunião | Fotos: Arquivo Pessoal

Nesta terça, 12, a diretoria do Sinpol-DF se reuniu com o secretário da Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, para tratar de diversos assuntos de interesse da categoria.

Assim como no encontro que ocorreu no dia anterior com o diretor-geral da PCDF, os dirigentes do sindicato solicitaram apoio ao PLN 1, que possibilita o pagamento da recomposição salarial à categoria. A expectativa é que o projeto seja votado pelo Plenário do Congresso Nacional em sessão nesta quarta, 13.

Ressaltando o bom trânsito do secretário junto ao governo federal, o sindicato solicitou uma participação direta dele no trâmite e aprovação da matéria. Anderson Torres afirmou que, em sua avaliação, o PLN pode ser aprovado e o foco, então, passa a ser a edição da Medida Provisória assegurando o pagamento – isto dependerá, contudo, do presidente Jair Bolsonaro.

PROTOCOLO

Na mesma reunião, o Sinpol-DF solicitou que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) estabeleça um protocolo de ações a serem seguidas em ocorrências envolvendo policiais civis e militares. A medida seria uma resposta ao crescente acirramento dos ânimos em situações que envolvem servidores das duas corporações.

O sindicato sugere, por exemplo, que nos casos que envolvam um policial civil, a equipe da Polícia Militar que primeiro chegar ao local da ocorrência comunique imediatamente o fato à mesa de operações da PCDF no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB). A central deve, então, informar à delegacia circunscricional da área para que os policiais civis da unidade acompanhem a ocorrência desde o início.

Os diretores avaliam que, com a adoção de medidas desse tipo, poderão ser minimizados ou até evitados problemas como ocorreram no último sábado, 9, quando, policiais militares, de forma ilegal, prenderam um policial civil aposentado que tinha salvo duas pessoas do ataque de um cão.

Anderson Torres recebeu em mãos um ofício do sindicato com essa reivindicação e se mostrou receptivo à ideia. Ele afirmou, ainda, que discutirá o assunto com as corporações a fim de identificar a possibilidade de adoção do protocolo. Veja o ofício aqui.

OUTRAS DEMANDAS

Durante a reunião na SSP, o grupo também tratou da atenção à saúde dos policiais civis em meio à pandemia novo coronavírus. Os diretores ressaltaram que as unidades da PCDF recebem presos todos os dias e, sobretudo na Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), é preciso lidar diuturnamente com o confinamento e aglomeração de pessoas.

Os representantes do Sinpol-DF destacaram o convênio do Governo do Distrito Federal (GDF) com a rede hoteleira a fim de abrigar os servidores do Sistema Penitenciário para que não contaminem suas famílias. O pleito do sindicato, também apresentado por meio de ofício, é que esse convênio seja estendido aos policiais civis. Confira aqui o documento.

Na oportunidade, os dirigentes do Sinpol-DF ainda cobraram do secretário a extensão do Serviço Voluntário Gratificado (SVG) aos policiais civis lotados na SSP. Anderson informou que já há um projeto em construção que deverá possibilitar que agentes policiais de custódia, escrivães e agentes de polícias que atuam na secretaria tenham acesso ao serviço.

 

Filiação