Sinpol-DF apoioi manifestação dos aprovados da PCDF | Fotos: Comunicação Sinpol-DF

Centenas de aprovados nos concursos para agente e escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) se reuniram em frente ao Palácio do Buriti na manhã desta terça, 24, cobrando a nomeação de 900 dos 1950 candidatos aprovados no último certame. A manifestação ocorreu em meio a crescentes preocupações sobre o déficit de pessoal na corporação.

A mobilização contou com o apoio do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), que vem denunciando e alertando o Governo do Distrito Federal (GDF) sobre o déficit de 62% nos quadros da PCDF, alegando que essa lacuna tem imposto uma sobrecarga significativa aos servidores em atividade.

Manifestantes alertaram para aumento da criminalidade em razão de efetivo baixo na PCDF

De acordo com informações do sindicato, o Fundo Constitucional do DF (FCDF) para o ano corrente dispõe de autorização orçamentária para a contratação precisa de 900 novos policiais civis. No entanto, a entidade alega que o GDF planeja nomear apenas 300 destes em 2023, o que gerou uma indignação justificada por parte dos manifestantes.

“Não há justificativa para contratar menos do que o previsto em autorização. Não estamos reivindicando nada além do que está no orçamento. A segurança dos cidadãos depende de mais policiais civis à disposição”, disse Tiago Lopes, aprovado no concurso de agente de polícia.

Mobilização ocorreu em frente à sede do Poder Executivo do DF, o Palácio do Buriti

“A sobrecarga de trabalho enfrentada pelo atual quadro da corporação tem levado a uma crescente incidência de problemas de saúde mental, com casos de depressão e ansiedade aumentando cada vez mais entre os policiais civis”, destacou Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF.

Recentemente, o sindicato divulgou os resultados de uma pesquisa interna sobre a saúde mental dos policiais civis do DF, que revelou que 74% deles já apresentaram sintomas de depressão e ansiedade.

Aprovados afirmaram que manifestações permanecerão para garantir efetivação das contratações previstas

“Essas estatísticas destacam a urgência de abordar as questões de pessoal e nomear os aprovados nos concursos como uma medida crucial para aliviar a sobrecarga de trabalho e garantir a segurança da população do DF”, frisou Freitas.

O movimento dos aprovados nos concursos da PCDF continua a ganhar força, à medida que eles buscam o apoio e a atenção do público. O grupo afirmou que as manifestações prosseguirão nas próximas semanas, com o objetivo de garantir a efetivação das 900 nomeações previstas para 2023.

Filiação