Por causa da pandemia, a reunião foi realizada por videoconferência | Imagem: Reprodução

Um balanço dos quatro primeiros meses de mandato da atual gestão foi apresentado na tarde desta quinta, 17, durante reunião da diretoria do Sinpol-DF com os representantes sindicais. O evento ocorreu online, por causa das restrições à realização de eventos presenciais provocadas pela pandemia de COVID-19.

Por esse mesmo motivo, uma reunião como essa ainda não havia sido realizada – ainda que a diretoria tenha realizado visitas em algumas das unidades de trabalho da Polícia Civil do DF de agosto até aqui.

Em pouco mais de uma hora, os diretores discorreram sobre os avanços conquistados no período, dando destaque, sobretudo, ao trabalho de articulação política.

“Estamos construindo pontes, tendo acesso ao Executivo e Legislativo. São lugares onde decisões são tomadas e precisamos estar lá, ou seremos levados a reboque”, explicou Diego Vaz, diretor que fez a apresentação das informações.

Além dele, participaram o vice-presidente Enoque Venâncio (que presidiu a reunião) e os também diretores Luana Oliveira, José Carlos Saraiva, André Henrique, Célia Delmondes, Sueli de Barros e Vanderlei Malta.

ARTICULAÇÃO POLÍTICA

Para ilustrar a importância dessa atuação, Diego comentou sobre a aprovação de emendas parlamentares que asseguraram recursos extras ao orçamento da Polícia Civil do DF (PCDF) tanto para o pagamento dos instrutores das novas armas (dinheiro que foi liberado este ano), quanto para o Serviço Voluntário Gratificado (SVG) do ano que vem.

“Nós agimos antes de o problema se apresentar e deu certo”, afirmou, em uma menção direta à questão do SVG que, para 2021, teria um orçamento menor que o deste ano – situação revertida graças ao trabalho da diretoria. Saiba mais aqui.

Ele também mencionou as negociações sobre o texto da Medida Provisória (MP) de reorganização da PCDF (para o qual o sindicato sugeriu 14 emendas, todas relacionadas a pleitos almejados há muito pela categoria como a assistência à saúde, o sobreaviso, os auxílios uniforme e alimentação e a regulamentação do SVG por lei federal).

No caso da assistência à saúde especificamente, Diego destacou que a atual gestão trabalha com a implantação de uma política específica – e isso vem sendo discutido, justamente, no processo de aprovação daquela MP no Congresso Nacional. “O GDF Saúde é complementar”, frisou.

Diretoria detalhou trabalho de articulação política e os resultados conquistados no período
JURÍDICO

Também foram revisadas as ações do Jurídico dos últimos quatro meses. O diretor da pasta, André Henrique, esclareceu as dúvidas dos representantes sobre alguns dos pontos já abordados em notas técnicas divulgadas, reiterando a orientação para que os filiados busquem os advogados do sindicato para manterem seus direitos assegurados.

Dessa área, também se tratou da Lei 6.752/20, que institui, no GDF, o concurso para o retorno de servidores aposentados ao trabalho. André explicou que o Sinpol aguarda a regulamentação do dispositivo (o que deve ocorrer em três meses) para que fique mais evidente se a PCDF estará contemplada.

“Dependemos da regulamentação do GDF para avaliar melhor o cenário. É importante ter a especificação da PCDF para termos segurança jurídica”, disse.

PLANTÃO

Os diretores colocaram-se à disposição dos representantes sindicais em oportunidades além das reuniões periódicas e avisaram que as visitas às unidades continuarão a ocorrer mensalmente, isso sem contar com as edições do Sinpolzinho Itinerante e as situações que gerarem necessidade de intervenção do sindicato.

Enoque ressaltou o papel dos representantes sindicais para garantir que a interlocução entre a diretoria e a base se mantenha fortalecida. “Nós contamos com vocês para receber e discutir as demandas da categoria; vocês também vão nos ajudar a fazer essa ponte com a base”, afirmou.

Para encerrar, o vice-presidente do Sinpol-DF anunciou que foi estabelecida uma escala de plantão com todos os diretores que começa nesta sexta, 18, e vai até o dia 2 de janeiro. A cada dia, dois diretores estarão disponíveis para atender o sindicalizado por telefone, sobretudo para casos de urgência que possam envolver o Jurídico. Confira a lista de contatos aqui.

Filiação