Embora não forneça os itens, PCDF tem exigido uniforme para o treinamento com as novas armas | Foto: Alexandre Resende/ Arquivo Sinpol-DF

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) informa que o Jurídico está à disposição para ajuizar ações de ressarcimento dos custos do uniforme que tem sido exigido pela Polícia Civil do DF (PCDF) para o treinamento com as novas armas da Glock.

A diretoria entende que o uso obrigatório de uniformes padronizados pela instituição policial naturalmente tem de ser indenizado ou fornecido por ela.

Contudo, para o Sinpol, não é recomendável que os policiais civis se recusem a seguir a exigência – isso tende a dificultar a viabilidade política e técnica da criação de uma indenização específica com essa finalidade.

A recusa também pode atentar contra a proteção do próprio servidor, uma vez que esses equipamentos visam também a segurança individual e coletiva dos policiais.

O sindicato tem trabalhado desde o início da gestão pela regulamentação de uma lei que institua essa indenização.

Além disso, a direção-geral da PCDF já informou à diretoria do sindicato em oportunidades anteriores que há uma licitação para a aquisição de uniformes oficiais em andamento.

A diretoria frisa, ainda, que o mesmo entendimento vale, também, para a exigência de uniforme nos plantões das unidades e serviço voluntário.

Filiação

2 COMENTÁRIOS