Após denúncias do Sinpol-DF sobre armas da Taurus, foram adquiridos os modelos G26, G19 e G17 da Glock (Foto: Reprodução)

Da Comunicação Sinpol-DF

O diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, anunciou na última segunda, 11, a assinatura do contrato entre a instituição e a Glock, fabricante austríaca de pistolas. A medida consolida a aquisição de cinco mil armas para o efetivo da Polícia Civil, um ação que teve, nos últimos anos, intervenção direta do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF).

Os equipamentos, de acordo com Robson, serão entregues em 120 dias a partir daquela data. Eles passam a substituir os kits da Forja Taurus, cujas armas passaram a apresentar uma série de defeitos que colocaram em risco a vida de servidores da PCDF e, por tabela, dos cidadãos da capital federal.

O problema vem sendo sistematicamente denunciado pelo sindicato, desde 2015. À época, já havia registros de acidentes – alguns fatais – no DF e no restante do país. O assunto ganhou destaque na imprensa nacional.

Além de reforçar as denúncias, o sindicato cobrou, reiteradamente, a substituição do modelo e da fabricante das pistolas adotadas como padrão pela Polícia Civil. Além das denúncias à imprensa, o Sinpol levou o caso ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).

LEIA MAIS

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

A ação civil pública movida pelo MDFT apontou que as armas da Taurus apresentavam risco de disparos acidentais no caso de queda ao chão. Por conta dos problemas, o órgão pediu pagamento de indenização de R$ 11.656.223,90 por dano moral e recomendou à PCDF que recolhesse as armas adquiridas em 2014.

Os defeitos foram confirmados por um teste por amostragem realizado pelo Instituto de Criminalística. De 25 pistolas .40, dez apresentaram falhas de segurança e dispararam ao cair no chão. O processo encontra-se na fase das alegações finais.

Após essa atuação direta do sindicato, a PCDF anunciou, em 2019, uma licitação internacional para compra dessas cinco mil novas pistolas, no modelo de 9mm. O processo foi encerrado no dia 24 de abril deste ano.

 

Filiação