Diretor-geral garantiu reforço na limpeza das delegacias e revezamento no expediente, após reivindicação do sindicato | Foto: Lucas C. Ribeiro/Arquivo Sinpol-DF

A diretoria do Sinpol-DF reiterou a cobrança por medidas de prevenção ao COVID-19 nas unidades da Polícia Civil do DF (PCDF) durante reunião na manhã desta sexta, 27, com o diretor-geral da corporação, Robson Cândido.

Os dirigentes do sindicato sugeriram que o atendimento nas delegacias seja restrito aos crimes mais graves e que as demais ocorrências possam ser registradas na Delegacia Eletrônica.

Com isso, o número de pessoas circulando nas unidades já diminui consideravelmente – reduzindo, portanto, a possibilidade de disseminação e contaminação pelo novo coronavírus.

LEIA MAIS

O grupo também propôs a implantação de um revezamento entre os policiais civis que trabalham no expediente e voltou a pedir que os locais de trabalho (sobretudo onde há atendimento ao público) sejam abastecidos com álcool em gel, luvas e máscaras.

Todas essas questões também estão mencionadas na ação judicial que o Sinpol ingressou na semana passada, ainda em tramitação.

Além delas, a diretoria reforçou o pedido pela ampliação da limpeza nas delegacias porque, a princípio, o contrato firmado entre a PCDF e a empresa que presta esse serviço não contemplava a execução aos fins de semana. Robson assegurou, contudo, que já neste sábado, 28 e pelos próximos finais de semana e feriados, os serviços de limpeza e manutenção serão realizados.

O diretor da PCDF também informou que o revezamento no expediente será implantado a partir de segunda, 30, em dois turnos: o primeiro, das 7h às 14h e o segundo, das 12h às 19h.

OUTROS ASSUNTOS

Indagado sobre o Serviço Voluntário Gratificado, o diretor-geral da PCDF explicou que está em busca de recursos para que todos os serviços prestados pela Polícia Civil sejam cobertos. Ele informou, contudo, que a verba inicialmente prevista foi ampliada.

Os dirigentes do sindicato sugeriram, ainda, que os policiais civis da ativa possam ser vacinados contra a gripe na Policlínica. Robson entrou em contato com o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, para discutir a questão.

Torres, por sua vez, informou que serão disponibilizadas, diariamente, 500 doses da vacina para os servidores da área. Desse total, o secretário garantiu o envio de 150 doses para a Policlínica da PCDF.

O Sinpol-DF assegura à categoria que continua trabalhando para que as demandas dos policiais civis sejam atendidas pela PCDF e as demais autoridades.

Filiação