Situação dos banheiros já havia sido denunciada pelo sindicato na semana passada | Fotos: Arquivo Pessoal

Por meio de um ofício enviado ao Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), a Polícia Civil do DF (PCDF) anunciou que serão intensificadas as rotinas de limpeza e higienização nas unidades de trabalho. A medida é uma resposta direta às cobranças do sindicato quanto à prevenção dos servidores e da população ao coronavírus.

A necessidade urgente de melhores condições de limpeza foi identificada por meio de vistorias realizadas pela diretoria do Sinpol em delegacias de todo o Distrito Federal e denunciada formalmente à Direção-Geral da PCDF na última segunda, 23.

Foi cobrado, por exemplo, o fornecimento adequado de itens de higienização pessoal, pois, durante as vistorias, ficou clara a falta de itens como papel higiênico, papel toalha e sabonete líquido em diversas unidades.

LEIA MAIS

Além disso, em razão do quadro reduzido de funcionários da empresa que presta o serviço, a limpeza das delegacias só vem sendo feita, em geral, uma vez por dia.

Em algumas unidades, havia 3 ou 4 funcionários de limpeza. Após a alteração contratual, várias delegacias, postos e institutos passaram a ter apenas um funcionário para realizar toda a higienização do ambiente. Diante do quadro de infecção do vírus, para o Sinpol, é necessário intensificar os protocolos de asseio nos ambientes compartilhados da PCDF.

Os diretores verificaram também que, no último fim de semana, além da falta daqueles itens, não houve qualquer higienização, faxina e recolhimento de lixo na imensa maioria das unidades visitadas. Tudo isso, de acordo com o sindicato, contradiz o discurso de atenção à saúde defendido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) durante a pandemia.

Nas unidades, apesar das constantes reivindicações do sindicato, maior parte das medidas foi adotada por iniciativa dos policiais civis

MUDANÇAS

Após a solicitação formal do Sinpol, no entanto, o Departamento de Administração-Geral (DAG) da PCDF informou que, a partir do próximo sábado, 28, a empresa terceirizada deverá dispor de uma maior força de trabalho e, para isso, haverá “o acréscimo de até 25% do valor inicial atualizado dos contratos de limpeza e conservação”.

No ofício recebido pelo sindicato, a administração informa, ainda, que foi realizada a contratação direta – por dispensa de licitação – dos serviços de sanitização, higienização e desinfecção em geral, a serem executados em todas as unidades da PCDF. Essas atividades estão previstas para serem iniciadas na próxima segunda, 30.

Segundo o DAG, processos para aquisição de álcool em gel (70 GL), máscaras e luvas também já estão em instrução. A distribuição desses itens, entretanto, é cobrada pelo Sinpol há cerca de um mês, quando ainda eram identificados os primeiros casos da epidemia em Brasília, e desde então é constantemente reforçada pela entidade.

Confira aqui o documento.

Nos próximos dias, a diretoria do sindicato continuará realizando visitas às unidades de trabalho da PCDF a fim de verificar o cumprimento dessas ações.

Para o sindicato, uma vez que o governo distrital tomou a decisão de manter funcionamento normal das delegacias, é preciso que disponha dos meios para preservar a saúde dos policiais civis e das pessoas, em grande número, que ainda buscam atendimento.

A diretoria informa ainda que continua recebendo denúncias de falta de equipamentos de proteção individuais, como luvas, máscaras e álcool.

 

Filiação