Os agentes têm trabalhado em número abaixo do ideal. Situação se prolonga desde início do atual governo do DF.LOGO-DESTAQUE-e1448136972875-300x222  

Brasília, 24 de maio de 2016 – Policiais civis do DF que trabalham na ​Central Integrada de Atendimento e Despacho (CIADE) têm sofrido com as baixas condições de trabalho. A situação deve-se, principalmente, à suspensão das gratificações que deveriam ser recebidas por esses policiais.

“Os policiais não recebem a quantia desde o início do governo de Rollemberg, que também resultou no bloqueio da retribuição dos policiais militares e bombeiros que trabalham na Central”, explica Fernando Ferreira, diretor de Relações Sindicais adjunto do Sinpol-DF.

Hoje, somente a gratificação de parte dos policiais civis continua bloqueada. A Polícia Civil do Distrito Federal possui 14 policiais em atividade no CIADE, sendo que somente sete deles recebem a devida retribuição por seu trabalho.
Os policiais estão divididos em cinco equipes cuja escala varia entre 12h x 24h e 12h x 72h. Eles trabalham, porém, com número abaixo do limite aceitável: há equipes com apenas três ou até mesmo dois policiais civis.

Além disso, há apenas duas mesas com rádio-comunicador. O aparelho opera com frequência de ondas eletromagnéticas, o que é altamente prejudicial à saúde auditiva. Por isso, é necessário substituir o operador a cada 50 minutos.
“Com apenas três ou dois policiais na equipe, isso é humanamente impossível. Fica um policial em cada mesa de operação e outro atendendo a quatro linhas telefônicas. Dessa forma, como fazer o revezamento? E quando um deles precisar de férias, abono ou licença médica?”, indaga Fernando.

“Esses policiais ainda trabalham em condições bastante desfavoráveis, uma vez que a equipe deveria ser composta por 20. Essa defasagem os sobrecarrega e pode levar a sérios problemas de saúde e atraso no atendimento à população”, acrescenta Fernando Ferreira. E completa: “Os servidores da Polícia Militar e dos Bombeiros já recebem tal gratificação. É humilhante que o pagamento seja entregue de forma tão discriminatória”.
O CIADE é o órgão responsável pelo recebimento e despacho de chamados emergenciais por telefone às forças de segurança do DF.

Sobre o Sinpol-DF – Fundado em 1988, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal representa agentes de polícia, médicos legistas, peritos criminais, escrivães, agentes policiais de custódia e papiloscopistas na defesa dos interesses de classe e no relacionamento com governos Distrital e Federal, e com a Câmara Legislativa do Distrito Federal e o Congresso Nacional. A atual diretoria assumiu em maio de 2014 e entre os principais pleitos estão: a valorização profissional, a reestruturação da carreira e o, recém adquirido, reconhecimento de todos os cargos que compõem a carreira de Polícia Civil como de nível superior.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINPOL-DF

Proativa Comunicação

Contatos: Kadydja Albuquerque (61) 8277-8382 / Flávio Resende (61) 9216-9188
Tel.: (61) 3242-9058/2845
E-mail: atendimento3@proativacomunicacao.com.br
Twitter: ProativaC

Filiação