Controle do presídio foi retomado por equipe de policiais civis do DF (Fotos: Anderson Barbosa/G1)

Da Comunicação Sinpol-DF

O trabalho do agente policial de custódia da PCDF Luís Mauro Albuquerque Araújo, atual secretário estadual de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, voltou a ser destaque na imprensa nacional.

No último domingo, 22, uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo, mostrou como o presídio de Alcaçuz se tornou referência para os demais sistemas prisionais do país 15 meses depois de uma grande rebelião que resultou na morte de 26 internos.

A operação de retomada do controle do presídio foi coordenada por policiais civis brasilienses em janeiro de 2017. Em maio, Luís Mauro foi nomeado secretário. O adjunto dele, Maiquel Anderson Cavalcante Mendes , também é agente policial de custódia do DF; ambos foram colegas de trabalho na Divisão de Operações Especiais (D.O.E.).

Confira a reportagem:

Atualização: Assista aqui (o trecho que mostra o presídio de Alcaçuz começa em 11min33s).

Leia Mais

De acordo com Mauro, o sistema prisional como um todo passou por um “tratamento de choque”: “Mudamos tudo: treinamos pessoal, fizemos concursos, reestruturamos as unidades, investimos em equipamento e armamento, disciplinamos os presos e combatemos as facções com uma estratégia de descapitalizar esses grupos, ou seja, eles não ganham mais dinheiro dentro do sistema prisional”, descreve.

Outra medida adotada foi colocar os presos para se comunicar apenas com os advogados e visitantes, eliminando a entrada e uso de celulares. Esse trabalho de reconfiguração do presídio, segundo ele, é constante.

“É o enfrentamento do Estado contra o crime. E o crime nós começamos a combater dentro de cadeia. É daqui que você tira as informações para desarticular quadrilhas. E combater dessa forma reflete até nas ruas”, acrescenta Luís Mauro.

Na reportagem, a jornalista Sônia Bridi entrou no complexo e mostrou toda essa mudança, em detalhes. O Governo do RN investiu R$ 3 milhões para que as melhorias fossem realizadas.

Filiação