Luís Mauro é agente policial de custódia da Polícia Civil do DF (Foto: Governo do RN)

Da Comunicação Sinpol-DF

Em mais um exemplo da grande capacidade técnica dos policiais civis do DF, o policial civil brasiliense Luís Mauro Albuquerque Araújo tomou posse, na manhã desta segunda, 8, como novo titular da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc) do Rio Grande do Norte (RN).

Natural de Sobradinho (DF), Luis Mauro é graduado em Tecnologia e Gestão de Segurança Pública pela Unisul e, há 22 anos, integra os quadros da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) como agente policial de custódia.

Como um dos criadores da doutrina de Intervenção Penitenciária e do Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário, ele teve um papel preponderante para a capacitação de mais de mil servidores em diversos estados brasileiros e, inclusive, em Portugal.

Mauro também foi fundador e dirigiu, entre 2000 e 2015, a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), hoje parte da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe).

ATUAÇÃO

Além do trabalho no DF, o policial civil já atuou em diversos estados brasileiros como especialista em Segurança Pública, gestão prisional e gerenciamento de crises.

À frente da Força Tarefa de Intervenção Prisional (FTIP), do Ministério da Justiça, ele liderou as ações que garantiram à retomada do presídio de Alcaçuz (Município de Nísia Floresta – RN) – até então dominado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que deixou 26 mortos no local durante rebelião no início deste ano.

Leia Mais

Ele também coordenou uma série de outras intervenções em estados como Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Piauí e Minas Gerais, para o controle de rebeliões em grandes complexos penitenciários e desenvolvendo, ainda, um trabalho de capacitação dos servidores locais para que exerçam o domínio adequado dessas instalações.

RECONHECIMENTO

A nomeação para o mais alto cargo do sistema penitenciário potiguar é um reconhecimento claro dessa excelência no enfrentamento de grandes crises – que tendem a ultrapassar os muros dos presídios e comprometer o dia-a-dia de toda a população.

“Luis Mauro traz também conhecimento técnico para adotar medidas que vão atender o maior clamor da população do Rio Grande do Norte que é a Segurança Pública. Vamos olhar para a frente, corrigir o que precisa e atender os anseios da população”, declarou, durante a posse, o governador Robinson Faria.

Grato pelo reconhecimento, Mauro enxerga o novo trabalho como mais um desafio a ser vencido. “Nós teremos muito trabalho para fazer, mas, com o conhecimento prático, também sabemos qual é o caminho para tornar o sistema mais humano e mais seguro. Nosso foco será a valorização profissional, passando também pelo cumprimento da necessidade de capacitar e equipar melhor os servidores”, anuncia.

 

Filiação