Reuniao com papiloscopistas - Paulo Cabral (10)
Papiloscopistas foram o segundo grupo a participar dos encontros e fazer sugestões ao Grupo de Trabalho (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Nesta segunda, 10, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) deu prosseguimento à agenda de encontros com a categoria para discutir a atualização das atribuições de cada carreira, que resultarão nos documentos apresentados ao grupo de trabalho (GT).

Desta vez a reunião foi dedicada aos papiloscopistas da Polícia Civil do DF. Na semana passada, houve o encontro com os agentes policiais de custódia.

Leia mais: GT traça novo cronograma para redefinição das atribuições

Ao abrir o encontro, no auditório da sede do Sinpol-DF na Asa Norte, o presidente do sindicato, Rodrigo Franco, o Gaúcho, destacou a modernização das atribuições como um dos eixos principais para garantir a reestruturação da Polícia Civil, que passa ainda por dois passos essenciais.

“A redefinição das atribuições faz parte do tripé que inclui também o reconhecimento de nível superior e, por fim, realinhamento salarial”, disse Gaúcho.

Reuniao com papiloscopistas - Paulo Cabral (13)
Rodrigo Meneses, da Asbrapp, diz que a expectativa é ter as sugestões acatadas na reunião do GT

Ele destacou, ainda, a constante participação dos papiloscopistas na discussão desse assunto. Historicamente ativos e organizados, eles já haviam proposto ideias durante as plenárias do ano passado, realizadas com o mesmo propósito.

O papiloscopista Moisés Andrade, 45, participou da discussão e lembrou a importância do encontro e da participação dos colegas para a consolidação de mudanças tais como a modernização das atribuições.

“Acho essencial que o Sinpol convoque as categorias e que ouça dos próprios integrantes qual é a realidade do trabalho; o que o perito em papiloscopia faz”, avalia Moisés.

PERITOS OFICIAIS

A discussão das atribuições na PCDF vem em um momento crucial na história da categoria. Recentemente, o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) reconheceu o trabalho deles como uma atividade de natureza técnico-científica digna da nomenclatura de perícia.

Discussão em torno das atribuições vem em um momento histórico para os papiloscopistas da PCDF
Discussão em torno das atribuições vem em um momento histórico para os papiloscopistas da PCDF

Essa é uma reivindicação antiga dos papiloscopistas, que tem enfrentado resistência dos peritos criminais. Há dois anos, a Associação Brasiliense dos Peritos Criminalistas (ABPC) impetrou uma ação para que os papiloscopistas não pudessem assinar laudos e se identificar como peritos, como acontece hoje. Nesta semana houve o provimento do recurso interposto reformando a decisão.

“Essa é mais uma decisão favorável. Sempre que vamos à Justiça, colhemos frutos muito positivos para nós”, explica Fabíola Cruz, vice-presidente da Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Asbrapp).

As propostas definidas na reunião desta segunda serão apresentadas ao Grupo de Trabalho no dia 3 de setembro. Rodrigo Meneses, presidente da Asbrapp, apresentará o documento representando os papiloscopistas.

Rodrigo acredita que o texto deve ser acatado sem impasses. “A expectativa é que o documento seja aceito da maneira como foi concebido. Hoje pudemos discutir bastante. Houve um aprofundamento técnico muito rico, e o material final ficou muito bom”, avalia.

PERITOS CRIMINAIS

Embora convocados como todos os demais cargos, os peritos criminais não compareceram à sede do Sinpol-DF nesta terça, 11, quando estava marcada a reunião com eles para discutir as atribuições.

As próximas reuniões discutirão as atribuições dos agentes de polícia (dia 17 deste mês) e dos escrivães (dia 24).

LOGO-DO-SINPOL-300x294

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação