Antes da reunião, Gaúcho (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)
Antes da reunião, Gaúcho ressaltou o objetivo de adequar as atribuições àquilo que já é desempenhado (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

O grupo de trabalho (GT) montado para a redefinição das atribuições da carreira da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou nesta quinta-feira, 07, a segunda das reuniões para o recebimento das propostas de cada categoria. Esta foi a vez dos agentes policiais de custódia.

A primeira reunião, realizada no mês de maio, foi com a categoria dos médicos legistas. Na ocasião, em geral, os pontos apresentados foram acatados. O presidente do GT, Marcelo Eustáquio, realizou apenas correções quanto à forma e mudanças de cunho técnico, sobretudo quanto à distinção entre atribuições e tarefas.

A reunião com os agentes policiais de custódia aconteceu com a mesma tranquilidade. Foi apresentado ao grupo de trabalho o documento consolidado pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) com as últimas sugestões – recebidas em encontro realizado com a categoria em sua sede da Asa Norte, na última segunda-feira, 03.

Os agentes policiais de custódia foram representados por Marcelo da Mata e Marcele Alcântara, segunda vice-presidente do Sinpol-DF
Os agentes policiais de custódia foram representados por Marcelo da Mata e Marcele Alcântara, segunda vice-presidente do Sinpol-DF

DEBATES

Para Rodrigo Franco, o Gaúcho, presidente do Sinpol-DF, as discussões têm avançado bem rumo a expectativa, que é comum a todos os cargos: “modernizar, atualizar, colocar numa nova lei as atribuições, que são complexas, e que a gente já desempenha na prática”.

O agente policial de custódia Marcelo da Mata, que também participou da reunião do GT destacou a importância de o Sinpol-DF ter realizado dois encontros para que toda categoria pudesse participar do processo.

“A forma como o sindicato atuou foi bastante dinâmica e democrática. Colocando as coisas às claras, de forma aberta, e dando oportunidade para a gente desenvolver melhor o trabalho”, ressaltou Marcelo.

NOVO CALENDÁRIO

Por questões logísticas, o calendário de reuniões do grupo de trabalho foi alterado. O encontro do próximo dia 13, quando seriam recebidas as propostas dos papiloscopistas e peritos criminais, foi cancelada.

Agora, as duas categorias terão reuniões desmembradas, a serem realizadas, respectivamente, dias 3 e 17 de setembro. Já as datas programadas para os agentes de polícia, 20 de agosto, e para os escrivães, 27 de agosto, permanecem inalteradas.

Também continuam com o mesmo calendário os encontros entre os policiais e a diretoria do sindicato para o recebimento de sugestões e debate das atribuições antecedendo as reuniões do GT. Ocorrem durante todo o mês de agosto na sede do Sinpol-DF, na Asa Norte, sempre às 14h30:

10/08 – Papiloscopistas;
11/08 – Peritos Criminais;
17/08 – Agentes de Polícia;
24/08 – Escrivães.

MÉDICOS LEGISTAS

As atribuições do cargo de médico legista já foram discutidas no GT, em reunião realizada dia 18 de maio. No entanto, antes do dia 24 de setembro, quando serão encerrados os encontros do grupo de trabalho, o Sinpol-DF receberá a categoria novamente. Na data ainda a ser definida, os médicos poderão apresentar novas propostas, que deverão ser debatidas na reunião final do GT.

LOGO DO SINPOLJUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação