Daniel Barros começou a escrever ainda na escola, mas primeiro livro foi publicado em 2011 | Foto: Arquivo Pessoal

O romance policial “Canto Escuro”, do agente de polícia Daniel Barros, é um dos finalistas do concurso International “Latino Book Awards” deste ano. A lista com os indicados foi divulgada na semana passada.

Além dele, mais dois autores concorrem ao prêmio principal, cujo vencedor será anunciado em uma transmissão online direto da Califórnia (EUA), no dia 12 de setembro.

O concurso existe há mais de 20 anos e tem por objetivo reconhecer a literatura latina alcançando todos os países de língua portuguesa, espanhola e inglesa (neste caso, para publicações traduzidas para o português). A primeira edição foi realizada em 1997.

Daniel explica que decidiu inscrever a obra nesse e em outros concursos literários porque ela obteve uma boa repercussão à época do lançamento, em 2019, com a venda de 500 exemplares.

FINALISTA

No “Latino Book Awards”, o livro dele e dos outros finalistas foi submetido a um julgamento por 214 pessoas.

Por isso, o policial civil e escritor revela ter ficado surpreso em ser um dos finalistas. “Estou ansioso e muito realizado, pois nunca havia sido indicado a um prêmio literário. Não tenho previsão nem ideia do desfecho da competição, pois não conheço os livros dos concorrentes, mas, estou confiante”, afirma.

Para Daniel, uma possível vitória representará a conquista de mais um sonho em sua carreira não só como escritor, mas como policial civil, uma vez que esse livro aborda uma investigação policial sobre corrupção.

“Ser finalista de um concurso importante como este já me deixa realizado, pois torna mais visível a literatura brasileira no exterior e, sobretudo a valorização do trabalho policial”, acrescenta.

Canto Escuro foi produzido durante quatro anos; livro tem personagens e situações inspirados em casos reais

SOBRE O LIVRO

Daniel trabalhou na produção de “Canto Escuro” durante quatro anos. “Foi o livro que dediquei mais tempo para produzir e que obtive todo o cuidado na construção dos personagens”, enfatiza o escritor.

Como a história também aborda dramas psicológicos e, o policial civil explica que foi necessário muito estudo e bastante cuidado para não deixar “pontas soltas” no enredo.

A trama apresenta, inclusive, personagens e situações inspiradas em figuras e casos reais. Leia aqui o primeiro capítulo. Clique aqui para adquirir um exemplar.

Daniel Barros começou com a escrita na escola e prosseguiu quando entrou na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde se formou em Engenharia Agronômica (lá, ele contribuía com periódicos acadêmicos). O primeiro livro na literatura veio em 2011, chamado “O Sorriso da cachorra”.

O policial civil também é autor do romance “Mar de Pedras” (2015), pela editora Thesaurus. Ele participou das coletâneas “Contos Eróticos”, “Enquanto a Noite Durar” (contos sobrenaturais) e “Os Bastidores do Crime” (de contos policiais, livro do qual foi organizador).

Daniel Barros integra, ainda, as antologias poéticas “Sombras & Desejos”, “Toda Forma de Amor” e “Confissões e o Sindicato dos Escritores DF”.

Filiação