Quarto livro de Daniel Barros demorou quatro anos para ser finalizado (Fotos: Arquivo Pessoal)

Da Comunicação Sinpol-DF

“Canto Escuro” é o nome do novo romance policial do agente de polícia Daniel Barros, o quarto da carreira dele como escritor. A obra será lançada nesta terça, 14, às 19h, no restaurante Fausto & Manoel do Sudoeste, quando o autor fará uma noite de autógrafos.

Foram quatro anos entre este e o último livro totalmente autoral de Daniel (Mar de Pedras, 2015), representando a quebra do ciclo de um livro a cada dois anos. Nesse intervalo, ele integrou coletâneas de contos e poesias, junto com outros autores.

“Neste eu quis ter o cuidado de que fosse o meu melhor livro, um objetivo que persegui desde o último lançamento. Entre a primeira e a última versão, houve um corte de 10%, o que corresponde a cinco mil palavras”, explica o escritor.

O livro, conforme Daniel, traz a história de uma investigação sobre um esquema de corrupção em licitações públicas. O enredo apresenta personagens e situações inspirados em figuras e casos reais. Um dos personagens, por exemplo, leva o nome de Ximenes, agente de polícia que é amigo do autor.

Policial civil há 21 anos, o escritor confia na expertise de policial para dar consistência ao romance

REALIDADE

Diferentemente do que se espera de romances policiais, este não é um livro que ronda um mistério sobre um assassinato. “Foge um pouco do que estou acostumado”, admite Daniel. A opção por dispensar os clichês se justifica, segundo ele, para envolver ainda mais o leitor, uma vez que ele também deu uma carga maior de humanidade aos personagens. A ideia é, segundo o agente de polícia, “gerar um sentimento de empatia entre o leitor e os personagens”.

Para atingir esse objetivo, Daniel confia na experiência de 21 anos na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) – o que lhe rendeu expertise para retratar os bastidores de uma investigação criminal com fidelidade.

“A maioria dos escritores policiais é jornalista e tem uma visão externa de aspectos intrínsecos a uma investigação, por mais que estejam imersos em algum caso. Mas ele não tem convívio com o criminoso, com a realidade, com toda a maldade que cerca o dia-a-dia de trabalho de um policial civil – e é justamente por isso que eu me dediquei à construção dos personagens – uma característica marcante deste livro, segundo aqueles que fizeram uma leitura crítica dele”, atesta.

O livro será vendido durante o lançamento por R$ 40. A obra também pode ser encontrada no site da editora Penalux. Clique aqui para comprar.

O AUTOR

Daniel Barros nasceu em 4 de outubro de 1968, na cidade de Maceió (AL), filho de um oficial da Polícia Militar de Alagoas, Ivan Marinho de Barros, e da professora Maria Tereza Costa de Barros. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Alagoas (1992).

Em Brasília, onde reside desde 1998, cursou a pós-graduação em Segurança Pública. Como escritor, foi colaborador, como fotógrafo, de O jornal e Gazeta de Alagoas. É autor dos romances “O Sorriso da Cachorra” (2011) e “Mar de Pedra” (2015), ambos pela editora Thesaurus. Participou das coletâneas “Contos Eróticos”, “Enquanto a Noite Durar” (contos sobrenaturais) e “Os Bastidores do Crime” (contos policiais, livro do qual foi organizador). Daniel integra, ainda, as antologias poéticas Sombras & desejos, Toda forma de amor e Confissões e o Sindicato dos Escritores DF.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do livro “Canto Escuro”, de Daniel Barros.
Data: 14/05
Horário: 19h
Local: Restaurante Fausto & Manoel (CLSW 101, Bloco C, Lojas 8, 9 e 10. Brasília)

*Publicado originalmente dia 30/04/19

Filiação