• Endereço: SGAS 607, Conjunto D, Módulo 49, Via L2 Sul
  • Contato: (61) 3535-6565/ contato@idp.edu.br/ http://www.idp.edu.br
  • Convênio:
    • Desconto de 15% em cada mensalidade das graduações em Direito e Adminsitração Pública;
    • Desconto de 25% em cada mensalidade da Pós-graduação Latu Sensu;
    • Desconro de 10% em cada mensalidade dos cursos de Mestrado Profissional em Administração Pública – Políticas Públicas e Gestão Governamental e Mestrado em Direito Constitucional
  • Sobre:

Fundado em 1998, o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) consolidou-se como um centro de estudos e reflexões sobre Direito e Administração Pública. Sendo, portanto, uma instituição que produz e difunde conhecimento de assuntos estratégicos nos campos em que atua, o IDP constitui um think tank independente que busca contribuir para as transformações sociais, políticas e econômicas do Brasil.

Para o cumprimento dessa missão, a localização geopolítica do Instituto em Brasília lhe confere uma posição privilegiada. A cidade possui a vocação própria das capitais nacionais de ser um polo de excelência intelectual, uma vez que ao concentrar governantes, legisladores, juristas nos últimos degraus da carreira e profissionais ligados, sobretudo, ao setor público, Brasília torna-se o lugar onde acontecem os debates acerca do desenvolvimento e do futuro do país.

Inserido nessa geografia, o IDP estabelece contato direto com o Executivo, Legislativo e Judiciário não só para aproximá-los da academia, como também para colocá-los em diálogo com o mercado e com a sociedade em geral. O IDP torna esse encontro possível ao criar um espaço acadêmico neutro onde se discutem, com credibilidade e qualidade, os principais temas da atualidade. O Instituto assume, assim, o protagonismo de ser o palco onde diferentes pontos de vista compartilham o pensamento e a experiência que possuem para trocar ideias, produzir conhecimento e propor soluções.

Se a escolha de Brasília como sede institucional contribui para projetar nacionalmente os debates promovidos pelo IDP, outro mérito do Instituto consiste em ampliá-los globalmente por meio de cooperações internacionais com centros de ensino, governos e instituições renomadas de outros países. Esse intercâmbio preza tanto pelo contato e pela assimilação de novas realidades, pensamentos e formas de atuação em vigor fora do Brasil, quanto pela exportação dos saberes e boas práticas desenvolvidos aqui.

Outra vertente na qual o IDP possui forte tradição como realizador de eventos de grande porte. O Instituto possui knowhow para organizar palestras, seminários e congressos nacionais e internacionais que reúnem lideranças do cenário político, jurídico, empresarial e acadêmico do país e do exterior, o que reforça seu posicionamento como espaço de debate consagrado. Essa vocação para o diálogo acadêmico é reiterada pelas publicações do Instituto, que vão desde monografias, artigos e dissertações, coluna em revista jurídica, e-books e periódicos digitais, revistas acadêmicas até livros publicados pela Série IDP/Saraiva, uma parceria entre o IDP e a Editora Saraiva com o intuito de disponibilizar obras de qualidade àqueles interessados em assuntos das áreas do Direito e da Administração Pública.

ENSINO E PESQUISA

O IDP é a entidade mantenedora da Escola de Direito de Brasília (EDB) e da Escola de Administração de Brasília (EAB), que disponibilizam cursos de graduação, especialização, mestrado e extensão. O corpo docente representa um dos principais diferenciais do Instituto, pois além de ser composto, majoritariamente, por mestres e doutores, reúne professores com carreiras consolidadas. Ministros, juízes, procuradores, promotores, advogados, membros das mais altas cortes e órgãos governamentais dedicam o domínio acadêmico e a experiência profissional que possuem para a formação dos alunos.

O IDP é também uma instituição voltada para a pesquisa e, como tal, possui cinco Núcleos de Estudo e o seu próprio Centro de Pesquisa, o CEPES, que desempenha a função de integrar todo o conhecimento gerado, principalmente, nos Grupos de Estudo e Grupos de Pesquisa. O CEPES é responsável por uma série de iniciativas, sobretudo, científicas, mas também de cunho social, pelas quais congrega alunos da graduação, especialização e mestrado, tal como os professores desses três níveis acadêmicos.

OBS.: Desconto concendido apenas para novas matrículas.

Filiação