Por Ronaldo Naves*

Não podemos deixar que as atitudes negativas e tóxicas de quem quer que seja nos contaminem ao ponto de alterar nosso humor e acabar com nossa alegria. Só nós podemos permitir que isso aconteça. Observe que algumas pessoas ao serem xingadas ou confrontadas, respondem imediatamente com a mesma intensidade com que a agrediram.

É como se existisse um software instalado nelas que estivesse programado para reagir sempre da mesma forma. O efeito colateral é o estresse e o mau humor constantes.

Aprender a justificar o outro e controlar seus impulsos nem sempre é fácil, porém é eficaz quando se trata de qualidade de vida. Experimente baixar o seu nível de ansiedade desligando a programação reativa e ligando a justificação.

Ouça as ofensas proferidas contra você como um desabafo de quem está muito magoado e infeliz e quer que você se sinta como ele. Enxergue o ofensor como alguém que só quer despejar seu lixo na porta da sua casa. Mas isto só vai acontecer se você permitir, do contrário, ele levará toda aquela sujeira de volta com ele.

É algo parecido com o perdão só que nesse caso é a recusa da ofensa propriamente dita. Grosso modo e mal comparando seria semelhante à situação de alguém que possui uma arma e quer atirar em você, mas ele depende que você lhe dê a munição, senão ele ficará acionando o gatilho sem o menor poder de fogo, entendeu?

Domínio próprio é um fruto do Espírito, colhido após ser cultivado com a água da paciência e o adubo da humildade que fazem crescer em nós, árvores de temperança e mansidão. Comece o cultivo hoje e seja mais feliz!

*Ronaldo Naves é agente policial de custódia da Polícia Civil do Distrito Federal

Filiação