Primeira parada do projeto Sinpolzinho Itinerante será a 16ª DP, em Planaltina | Foto: PCDF/Diulgação

A Diretoria de Assuntos de Aposentados e Pensionistas lança no dia 25 deste mês o projeto “Sinpolzinho Itinerante”, cuja primeira edição será realizada a partir do meio-dia na 16ª Delegacia de Polícia, em Planaltina.

O Sinpolzinho Itinerante tem como principal objetivo descentralizar o atendimento da filial do Sinpol-DF em Taguatinga, sobretudo para propiciar o acesso dos serviços oferecidos lá aos policiais civis sindicalizados de outras regiões do DF – uma demanda antiga dos filiados.

Uma equipe formada por diretores e funcionários será deslocada para uma das unidades de trabalho da PCDF fora do raio de atuação da sede fixa do Sinpolzinho para fazer esse atendimento. Cada edição terá uma data pré-definida e divulgada com antecedência.

SERVIÇOS

No Sinpolzinho Itinerante será possível agendar um horário de atendimento para a Assistência Jurídica, solicitar a filiação ao sindicato, desfiliação ou atualização dos dados cadastrais.

Já para os planos de saúde, os filiados poderão fazer adesão, cancelamento, alteração e inclusão de dependentes; emitir segunda via de boletos pela AllCare; emitir declarações do PC Saúde; solicitar os envios de boletos do Saúde Sim e fazer consulta às redes credenciadas.

Também será possível realizar a adesão, cancelamento, renovação e inclusão de dependentes ao SESC e/ou SESI. O envio dos boletos desses convênios e a entrega de carteirinhas também está entre as atividades da equipe do Sinpolzinho Itinerante.

O mesmo ocorrerá com a emissão das cartas de convênio para escolas e faculdades, por exemplo.

Os sindicalizados poderão, ainda, conversar com os diretores do sindicato e fazer sugestões à atuação da entidade.

FILIADOS

Para Sueli de Barros, diretora que idealizou o projeto, o Sinpolzinho Itinerante consolida as medidas que o sindicato adota para se aproximar ainda mais dos policiais civis, sobretudo dos aposentados.

“Estamos muito felizes e empolgados por conseguir tirar esse projeto do papel. Nossa filial continuará funcionando normalmente, mas o Sinpolzinho Itinerante levará todos os serviços oferecidos lá para mais perto dos filiados”, afirma.

Ela explica, ainda, que o projeto ajudará também a desmistificar a ideia de que o Sinpolzinho restringe o atendimento aos aposentados. “O Sinpolzinho tem como público-alvo os aposentados, mas todos os filiados podem aproveitar das atividades que realizamos. Com essa iniciativa, vamos mostrar isso de forma mais evidente”, acrescenta Sueli.

ATENDIMENTO

A também diretora Márcia Pimentel, que administra o Sinpolzinho em parceria com a Sueli, considera que a iniciativa também reforçará a aproximação com os policiais civis filiados da ativa – uma vez que ainda impera a ideia de que a filial é voltada exclusivamente aos aposentados.

“Além de atender aos nossos veteranos, o Sinpolzinho também atenderá – e é preciso que eles tenham conhecimento disso – aos policiais da ativa, não importando o serviço desejado; que saibam que estamos aptos para atender o sindicalizado a qualquer momento e para a maioria dos serviços que ele precisar – apenas as demandas dos cursos ficarão de fora”, explica Pimentel.

Ela acrescenta que tudo está sendo pensado para que o projeto não se diferencie, em nada, do atendimento em Taguatinga.

“Contamos com funcionários bem orientados e capacitados para atender a todos com muita presteza e educação. Estou muito empolgada em fazer parte desse projeto e tenho certeza que ele dará certo. Nosso intuito é que o sindicalizado seja socorrido pelo seu sindicato no momento da demanda; que isso nos torne mais unidos para enfrentarmos as nossas lutas, que são muitas”, frisa a diretora.

*Publicado originalmente em 16/11, às 14h43

Filiação