General Teóphilo, da Senasp, conheceu trabalho dos servidores do II | Fotos: Reprodução/Instagram

Da Comunicação Sinpol-DF

O Instituto de Identificação (II) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) recebeu na última sexta, 31 de janeiro, a visita do secretário Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça, general Teóphilo de Oliveira.

Lá, ele foi apresentado a toda estrutura do II e conheceu, de perto, o trabalho da PCDF no âmbito da identificação humana, sobretudo as perícias realizadas nos laboratórios de exames papiloscópicos, necropapiloscópicos e comparação facial, além do Sistema AFIS. O general conheceu também o projeto do ABIS, em fase de implantação no Instituto de Identificação.

Instituto de Identificação da PCDF pode ser tomado como modelo para outros estados

De acordo com o diretor do II, Simão Albuquerque, a visita do general estava programada para o fim do ano passado, mas acabou remarcada por questões de agenda. Ela foi motivada, sobretudo, pelas discussões acerca da cadeia de custódia da prova penal, provocadas pelo Pacote Anticrime – que decorrerá em mudanças no Código de Processo Penal (CPP) e da criação do Banco Multibiométrico.

O Instituto de Identificação da PCDF já dispõe, hoje, de um banco de informações multibiométrico. Além das impressões digitais cadastradas no AFIS, com a implantação do ABIS (cujos recursos de investimentos foram repassados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp), os resultados serão apresentados em um banco mais completo, uma vez que o sistema passa a contar também com pesquisas de impressões palmares e imagens para comparação facial.

Instituto dispõe, atualmente, de um banco com maos de 40 milhões de possibilidades de identificação

“Aqui, nós conseguimos fazer uma consulta em um banco com mais de quatro milhões de pessoas, o que nos leva a possibilidade de comparações faciais 1:N e mais de 40 milhões de possibilidades para identificação humana entre impressões digitais. Além disso, temos, com o novo sistema, 90 mil cadastros com impressões palmares”, explica o diretor do II.

Outra novidade do trabalho desenvolvido pelo II e exibido ao general Teóphilo foi a Câmara de Cianoacrilato, também custeada por meio de uma parceria com a Senasp. Esse equipamento, especificamente, tem trazido grandes resultados em casos de crimes com grande repercussão – o que tem elevado, ainda mais, os índices de solução de crimes na PCDF.

“Uma visita como essa é muito importante porque o governo pode conferir os resultados daquilo que desenvolvemos com os recursos da Senasp e, além disso, pode servir de modelo para outros estados”, acrescenta Simão.

 

 

Filiação