Viviane é policial civil aposentada e mastercoach; palestra foi gratuita e organizada pela diretoria de Aposentados e Pensionistas do sindicato | Fotos: Arquivo Pessoal

Da Comunicação Sinpol-DF

A manhã da última sexta, 22, foi rica em orientação de autoconhecimento e inteligência emocional para cerca de 20 policiais civis que participaram da palestra “O Poder da Ação”, ministrada pela agente de polícia aposentada e mastercoach Viviane Sampaio. O evento, gratuito, teve duração de duas horas e ocorreu na filial do Sinpol-DF em Taguatinga, o Sinpolzinho.

A apresentação teve como base o livro homônimo e best-seller do também mastercoach Paulo Vieira, presidente da Febracis – instituição que ensina o método Coaching Integral Sistêmico (CIS). Viviane também é formada pela instituição.

Para a palestrante, o evento foi uma oportunidade de levar um pouco da transformação de vida que ela teve há pouco mais de um ano, quando foi apresentada ao método CIS e percebeu a importância do autogerenciamento da inteligência emocional para o controle de decisões e realização de objetivos pessoais.

“O intuito foi mostrar aos colegas policiais civis que é possível, sim, ter uma vida mais equilibrada e abundante quando há uma boa gestão da mente, mesmo diante dos desafios diários da profissão policial”, afirma. “Senti que tudo o que foi dito correspondeu ao anseio de cada participante. Apesar do tema trazer uma reflexão densa sobre a vida, provoquei-os a buscarem esperança e atribuir novas perspectivas de vida”, assegura Viviane.

Viviane apresentou detalhes da própria história de vida como exemplo ao público da palestra

Ainda segundo a policial civil, diante da sensibilidade no olhar de cada um, em busca por orientação e conhecimento, a participação e envolvimento com o tema foi unânime. Para ela, além dos feedbacks positivos que recebeu, romper com a áurea de desânimo e desesperança dos participantes foi a principal conquista naquele dia.

“O mais interessante é que não se trata apenas do que eu digo a eles, mas, também, do que eles retornam como resposta. É um compartilhamento de experiências que todos, inclusive eu, saem enriquecidos”, garante. “Fui com um objetivo e consegui concretizá-lo: recuperar a capacidade deles em sonhar, pois quando perdemos nosso sonhos, começamos a morrer neurologicamente aos poucos”, teoriza.

PÚBLICO

A agente policial de custódia aposentada Marta Cavalcante integrou o grupo que assistia à palestra. Desde que se aposentou, ela tem se dedicado mais à família e aos afazeres pessoais. Mas, após a palestra, garante que saiu reflexiva sobre novos objetivos para o próximo ano.

“Eu gostei de tudo o que foi dito porque expandiu os meus horizontes. Embora a vida esteja estabilizada, há sempre um aspecto em que se pode trabalhar e melhorar. É uma alerta para sair do comodismo e acrescentar novas perspectivas de vida; ainda não há nada definido, mas, agora, penso em novos desafios para 2020”, anuncia.

Público que assistiu à palestra aprovou os ensinamentos transmitidos por Viviane

Quem também esteve no Sinpolzinho e disse ter se surpreendido com a capacidade de imersão da palestrante foi a agente de polícia aposentada Lúcia Sales. Ela, que tem conhecimento em Programação em Neurolinguística (método usado, também, por coaches para abordagem de comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia), garante que reforçou as suas convicções sobre buscar, sempre, a melhoria de vida em todos os âmbitos.

“Eu acredito no potencial de transformação de palestras como “O Poder da Ação” justamente por ter tido um treinamento sobre o método de abordagem. A mim e aos demais colegas, ela ajudou, com toda a certeza, sobre a importância de usar o conhecimento que temos para determinar objetivos e alcançá-los por meio de ações; a motivação foi contagiante”, afirma.

Para a agente de polícia aposentada Dilma Silva, a palestra motivacional tem importância, significado e efeito diferente para cada pessoa. Ela, que também é artesã, após a palestra disse ter se sentido impulsionada para dar continuidade à produção de peças de artesanato que cria em casa.

“Participar daquele momento possibilitou abrir mais a minha visão para a vida como um todo. No decorrer da palestra, fui percebendo detalhes do meu dia a dia que passavam despercebidos e que merecem um pouco mais de atenção; agora, penso até em tornar o artesanato como uma renda extra”, diz.

APOIO DO SINDICATO

A palestra foi promovida pelo Sinpol-DF por meio da diretoria de assuntos de Aposentados e Pensionistas. Sueli de Barros, diretora-adjunta da pasta, entende que abrir as portas do Sinpolzinho para que um evento como este aconteça significa não só oportunizar aos policiais civis sindicalizados um momento de autoconhecimento e reflexão, mas também a renovação de planos pessoais, principalmente com a chegada de fim do ano.

 

Filiação