Esta é a primeira de uma série de reuniões convocadas pela diretoria do sindicato para os aposentados | Fotos: Arnon Gonçalves/Sinpol-DF

Da Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sinpol-DF reuniu-se na tarde desta segunda, 21, com policiais civis aposentados para tratar, sobretudo, da recomposição salarial da categoria. Voltado aos moradores das zonas Oeste e Sul do Distrito Federal, este foi o primeiro de uma rodada de encontros que pretende, ao longo das próximas semanas, atualizar o público aposentado das diversas regiões da cidade.

O presidente do sindicato, Rodrigo Franco “Gaúcho”, deu início à reunião no Sinpolzinho fazendo um apanhado das últimas ações da diretoria para garantir a publicação da Medida Provisória (MP) com o reajuste da categoria. Segundo ele, o foco tem sido a atuação nos bastidores e, por isso, grande parte dessas movimentações não te sido noticiadas.

Ele informou aos presentes, no entanto, que o avanço do pleito agora só depende da vontade política do presidente Jair Bolsonaro (PSL), uma vez que todas as condições apresentadas anteriormente já foram superadas. A Reforma da Previdência, por exemplo, – primeira condicionante posta pelo Governo Federal – entrou em vigor na última semana e a mensagem com a proposta para as demais forças de Segurança Públicas que deve ser enviada pelo GDF em breve.

Alex Galvão levou esclarecimentos sobre o andamento dos pleitos relacionados à assistência à saúde

OUTROS PLEITOS

Outro tema discutido com os policiais foi a assistência à saúde dos servidores. Gaúcho informou que o GDF tem reiterado constantemente o plano de instituir o Hospital da Segurança Pública e que há um Grupo de Trabalho, com a participação de policiais civis, debruçando-se sobre a questão. Nesse meio tempo, o governo distrital pretende lançar um plano de saúde subsidiado que abarcará todo o funcionalismo distrital.

Aposentados puderam esclarecer dúvidas acerca de outras questões, como pecúnias e Previdência

O diretor Alex Galvão lembrou que, em setembro, o sindicato esteve reunido o presidente do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor Público do DF (Inas-DF), Ricardo Perez. Na ocasião, foi anunciada a expectativa de que o plano, disponível também para os policiais civis e dependentes diretos, fosse lançado ainda este ano. O pregão eletrônico ocorrerá nesta terça, 19, se não houver atrasos no processo licitatório, a adesão deve começar no mês de abril.

Ainda na reunião no Sinpolzinho, os sindicalizados puderam esclarecer suas dúvidas acerca do pagamento das pecúnias relativas às licenças não usufruídas no período de 1996/2006. O mesmo ocorreu sobre a previdência social após a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 103/2019, que impacta também os aposentados – sobretudo com o aumento da alíquota. Os policiais foram informados, ainda, do andamento de uma série de processos abertos pela assessoria jurídica do sindicato.

 

Filiação