“Aspectos Operacionais” é tema do primeiro volume da série “Anotações Sobre a Doutrina Policial” (Foto: Divulgação)

Da Comunicação Sinpol-DF

“Muito mais do que um livro, um projeto que cria espaço para doutrinas policiais técnicas e fundamentadas”. Essa é a frase que resume a obra do agente de polícia Rodrigo Ferreira que será lançada nesta sexta, 6, em Brasília. O evento terá início às 18h e ocorre no restaurante Carpe Diem, no shopping Casa Park.

Primeiro volume da série “Anotações sobre a doutrina policial”, o livro abordada, sobretudo, aspectos operacionais da atividade policial. Segundo Rodrigo, a obra é fruto dos conhecimentos que adquiriu com a experiência da atuação diária e os cursos que pôde fazer ao longo dos cerca de oito anos em que esteve na Divisão de Operações Especiais (DOE) da PCDF.

“Inicialmente, eu tinha esse conteúdo estruturado como material para palestras e cursos que ministrava”, conta o agente de polícia, atualmente lotado na Divisão de Repressão ao Sequestro (DRS). “Depois recebi a sugestão de colocar em formato de livro e decidi produzi-lo, pois acredito muito na divulgação do conhecimento”, justifica.

A proposta da obra é apresentar aos leitores duas teorias fundamentais utilizadas por alguns grupos de operações especiais para auxiliá-los em seus processos de tomadas de decisões: o Ciclo Observar, Orientar, Decidir e Agir (OODA), de John Boyd; e a Teoria da Operações Especiais, de William McRaven.

Segundo Rodrigo, entretanto, as informações contidas no livro têm uma importância ampla – para além apenas dos servidores que trabalham especificamente com operações. “O público como um todo, mas principalmente os policiais que andam armados dentro e ou fora do trabalho, poderá se beneficiar dos conhecimentos trazidos nesse volume”, destaca o autor.

“Quanto mais aprendemos, quanto mais conhecimento temos disponível, melhor é a nossa capacidade de tomar decisões. E isso é ainda mais sensível no âmbito policial, por lidarmos com situações que colocam a nossa vida em risco”, defende o policial civil.

Além do livro lançado nesta sexta, outros volumes já estão programados para integrar a série – com temas como Balística, Atendimento Pré-hospitalar e Combate em Ambientes Confinados. Assim como o próprio Rodrigo, outros policiais também estarão à frente das próximas produções. “O objetivo é que seja um local de consulta e de divulgação de conhecimentos, aberto para todas as polícias do Brasil”, finaliza.

O primeiro volume – Aspectos Operacionais – também pode ser adquirido aqui.

Filiação