Segundo Renato, Amil enviou carta com percentual de reajuste de 32,2% para os planos 130 e 140 em prazo mais curto que nos anos anteriores (Fotos: Arnon Gonçalves/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Por ampla maioria, os sindicalizados titulares dos planos Amil 130 e Amil 140 decidiram migrar para uma nova operadora de planos de saúde, a Central Nacional Unimed (CNU). A decisão veio durante assembleia convocada pelo Sinpol-DF nesta quarta, 10, para discutir o reajuste anual da Amil.

A Amil estipulou um aumento de 32,22% para o período 2019/2020. A operadora somente informou esse percentual no dia 28/06, dificultando as negociações pois não houve tempo de trabalhar uma contraproposta. Em anos anteriores essa informação era passada ao sindicato com pelo menos 40 dias de antecendência. Isso demonstrou certo desinteresse da operadora nessa renovação.

Mantendo o compromisso de encontrar o melhor custo benefício aos policiais civis, o Sinpol-DF, junto com a AllCare (empresa que administra os planos de saúde oferecidos pelo sindicato), buscou três operadoras que pudessem abarcar a base de usuários e oferecer um preço mais atrativo e rede credenciada similar.

Diretor explicou, ainda, que plano da CNU permite “oxigenar” o perfil, o que tende a facilitar negociações

Das três consultadas – Bradesco, Sulamerica e CNU -, apenas a Central Nacional Unimed apresentou uma proposta que representa, em comparação aos valores atuais dos planos Amil 130 e Amil 140, uma redução de 20% nas mensalidades (sem considerar o reajuste).

“Há três anos nós estamos tentando apresentar outras operadoras, no entanto, por conta das peculiaridades do perfil desse contrato tínhamos dificuldades em conseguir propostas. Felizmente conseguimos um plano com rede credenciada similar, com preço bastante interessante. Por conta dos preços, os planos Amil 130 e Amil 140 estavam estagnados e não tinham como aumentar a carteira e promover a necessária oxigenação do grupo. Agora a será possível atrair novos usuários e, assim, oxigenar a carteira de usuários, o que nos dará poder de barganha para negociações futuras”, explicou Renato Santos, diretor de Benefícios do sindicato.

NOVO PLANO

Com a aprovação da assembleia, toda a base de usuários do Amil 130 e Amil 140 migrará para o plano “Central Nacional Unimed – Absoluto – Apartamento”, já no dia 1º de agosto, quando começa a vigência do novo plano. Confira as demais opções de plano abaixo.

A CNU oferecerá cinco planos, com diferenças de preços, acomodação e rede credenciada, todos com “coparticipação limitada” (os valores variam conforme o procedimento, mas o teto é de R$ 250,00). Veja a tabela abaixo.

Os sindicalizados que desejarem escolher qualquer um dos planos oferecidos pela CNU deverão informar ao Sinpol-DF até o dia 20 de julho. A transferência de um plano para o outro não acarretará em nenhuma carência e o pagamento das mensalidades ocorrerá por boleto bancário, liberando, assim, a margem de consignação.

Os planos da CNU com o Sinpol-DF oferecem, ainda, a possibilidade de incluir filhos e netos do titular com idade até 30 anos. Em relação à rede credenciada, sai o Hospital Anchieta, de Taguatinga, mantém-se o laboratório Sabin e retorna o Hospital Santa Luzia que já não estava na rede credenciada dos planos Amil 130 e Amil 140.

“Em todo processo de mudança, há perdas e ganhos. Conosco não foi diferente. Mas empenhamos todos os esforços para tentar amenizar”, acrescenta Renato.

Mudança de operadoras resultará em economia de 20% nas mensalidades, sem considerar o reajuste proposto pela Amil

NEGOCIAÇÃO

Desde que a atual diretoria passou a administrar o sindicato, a meta de negociação com a Amil sempre foi clara: aproximar-se, o máximo possível, do índice estipulado pela ANS para planos individuais (que, hoje, não são mais comercializados).

Os planos Amil 130 e Amil 140 existem desde 2009, mas a partir de 2014 os índices de reajuste anuais passaram a ser o mais próximos possível do índice da ANS. Veja no quadro abaixo o histórico.

Uma vez que a agência reguladora (ANS) não faz ingerência sobre o reajuste dos planos coletivos por adesão (como é o caso dos oferecidos pelo Sinpol-DF), as operadoras são livres para negociar os índices com os contratantes. Por esse motivo, a Amil colocou na mesa um aumento de 32,22% – na visão da diretoria e dos presentes na assembleia, um percentual abusivo.

Embora a ANS não tenha divulgado ainda o índice para os planos individuais em 2019, o sindicato tentou negociar o reajuste em 7%, tal como em 2018, mas a operadora foi irredutível e só aceitou baixar para cerca de 22%.

Com a chegada da CNU, a ideia é, após a migração da base atual, abrir os planos para novas adesões, buscando aumentar e oxigenar a base. Isso tende a melhorar o perfil do grupo, fator que contribuirá positivamente nas negociações dos reajustes nos próximos anos.

Mais informações sobre a migração podem ser obtidas pelo telefone 3701-1300.

 

 

Filiação