Assembleia Geral Extraordinária - 11/06/19

Da Comunicação Sinpol-DF

Convocados pelo Sinpol-DF, mais de mil policiais civis reuniram-se em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) lotada, na tarde desta terça, 11. O encontro ocorreu para que a categoria fosse atualizada acerca dos trâmites mais recentes quanto à recomposição salarial.

Mesmo com o envio da mensagem pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) solicitando o reajuste ainda em fevereiro, o processo permanece estagnado no Ministério da Economia. No momento, não há indícios de envio do Governo Federal ao Congresso Nacional da Medida Provisória concedendo esse direito.

A fim de reverter o quadro, o sindicato buscou o Governo do Distrito Federal (GDF) e, ao longo da última semana, reuniu-se com diversos atores buscando um maior envolvimento institucional na resolução do pleito. Presente na assembleia, o diretor-geral da Polícia Civil do DF (PCDF), Robson Cândido, afirmou que “não é uma luta fácil, mas estamos todos os dias batalhando para que as dificuldades junto ao ministério sejam superadas”.

Nesse sentido, o gestor informou que, o mais rapidamente possível, será enviado um novo documento ao governo federal assegurando que o Fundo Constitucional comporta o reajuste. O ofício, segundo Cândido, será assinado pelo Secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, pelo Secretário da Fazenda e pelo próprio governador.

ARTICULAÇÃO

“O Fundo Constitucional foi criado para algumas finalidades, dentre elas garantir os investimentos na Segurança Pública no DF. A recomposição salarial está incluída nesses investimentos e o montante atual é suficiente para garantir a recuperação de nossas perdas salariais”, pontuou o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho”.

Ele lembrou também todo o processo de luta travado durante o governo Rollemberg (PSB), ressaltando que, sempre que decidido pela categoria, o sindicato esteve à frente de inúmeras ações de mobilização e reivindicação pública. Garantindo que agora não seria diferente, ele ponderou, por outro, lado que o momento ainda é de articulação.

Ao fim, os policiais civis decidiram não avançar, nesse momento, em medidas como paralisações, operações ou greves. A categoria, por ora, aguardará os resultados da nova investida do governo do DF junto ao Ministério da Economia. Nas próximos semanas, entretanto, deverá se reunir novamente em assembleia para avaliar possíveis avanços e eventuais ações.

PREVIDÊNCIA

Outro ponto discutido durante a AGE desta terça foi a proposta de Reforma da Previdência em tramitação no Congresso. O diretor jurídico do Sinpol-DF, Fernando Ferreira, esclareceu as dúvidas mais comuns acerca da situação dos policiais civis, destacando que o texto atual traz prejuízos mais sérios do que os sugeridos por uma análise mais superficial.

Além do aumento do tempo de serviço e exigência de idade mínima, há o comprometimento da paridade e integralidade e desfalque das pensões.

Diretor do sindicato e vice-presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), Alex Galvão expôs o trabalho que tem sido realizado pelas entidades no sentido de buscar, através de emendas, uma melhor condição para os operadores de Segurança Pública na Reforma. “Apesar da investida diária junto ao governo e aos parlamentares, hoje, não podemos dar essa perspectiva de melhoria. Por isso, é importante que todos os policiais se envolvam e estejam cada vez mais engajados nessa luta”, pontuou.

 

Filiação