Sinpol-DF também julga necessário estender o serviço voluntário para as operações (Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles)

Da Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) considera positivas as mudanças em algumas das regras Serviço Voluntário Gratificado (SVG) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) publicadas por meio da Instrução Normativa nº 198, na edição do Diário Oficial da última segunda, 3 de junho.

De acordo com a publicação, a abertura das inscrições ocorrerá simultaneamente para os servidores de todas as unidades da PCDF no primeiro dia útil de cada mês. Além disso, o servidor poderá escolher em qual unidade deseja cumprir o horário extraordinário, não ficando adstrito a sua unidade de origem ou àquelas indicadas pela administração.

Além disso, os policiais poderão concorrer igualmente pelo trabalho no dia de semana ou final de semana.

A nova Instrução Normativa também informa que, a partir de agora, o policial inscrito no SVG poderá desistir voluntariamente em até dez dias antes antes do serviço sem penalidade.

Confira aqui.

Apesar das mudanças, contudo, o Sinpol-DF defende que o Serviço Voluntário precisa melhorar em outros aspectos: incluir as Centrais de Flagrante (Ceflags) com a ampliação do número de agentes de polícia e de escrivães de polícia trabalhando nelas, incluir as operações realizadas durante a noite e madrugada e colocar policiais do serviço voluntário em mutirões para acabar com a alta demanda represada nas seções de investigação.

O SVG foi implantado pelo GDF em fevereiro para assegurar a reabertura das delegacias cujo plantão havia sido fechado no governo anterior. Alguns desses ajustes já haviam sido reivindicados pelo sindicato, sobretudo após queixas de policiais civis quanto aos critérios para a concessão do serviço e na distribuição das escalas de trabalho.

O Sinpol-DF continuará acompanhando a condução do SVG e sugerindo as melhorias que forem sendo necessárias.

Filiação