Poucos policiais civis do Distrito Federal já puderam participar do Curso de Operações Especiais (Coesp), mas, este ano, o agente de polícia Honney Cordeiro teve essa oportunidade. Entre os dias 16 de janeiro e 30 de maio, ele integrou o grupo que participou da 11ª edição do curso – considerado um dos mais importantes da área em todo o Brasil.

Oferecido pela Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), ele funciona também para formação do Batalhão de Operações Especiais (Bope). No total, 60 policiais começaram o curso – 49 da corporação goiana, além de integrantes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar de sete outros estados. Honney foi o único representante da Polícia Civil do Distrito Federal.

Um dos principais objetivos do Coesp é capacitar os policiais para atuação em casos mais graves, como sequestro, resgate de reféns e incursões em locais de alto risco. Em sua 11ª edição, o curso teve 1.056 horas de carga horária, divididas entre aulas teóricas e, sobretudo, aulas práticas.

Gerenciamento de crise, noções de antibombas, contraterrorismo, mergulho, paraquedismo, segurança de dignitários, instrução de tiro, patrulhamento rural e ações táticas estão entre as disciplinas ministradas. Confira mais detalhes no vídeo.

Filiação