Policiais cobram que atividade de risco seja respeitada para definição dos critérios de aposentadoria (Foto: Arnon Gonçalves/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Dirigentes do Sinpol-DF e de outras entidades representativas da Segurança Pública participaram do ato (Fotos: Arquivo Pessoal)

Acompanhados de diretores do Sinpol-DF, os policiais civis participaram, nesta terça, 2, de um ato público em defesa da aposentadoria policial. A ação foi realizada no Aeroporto Internacional de Brasília e contou com a participação de representantes de várias categorias – convocadas pela União dos Policiais do Brasil (UPB).

Ao longo de todo o dia, diversos deputados federais e senadores foram abordados à medida que desembarcavam na cidade. Com faixas espalhadas no saguão do aeroporto e folhetos entregues aos parlamentares, os policiais expuseram como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/19, se aprovada nos moldes atuais, comprometerá duramente o futuro dos servidores da Segurança Pública.

A defesa dos direitos da categoria foi feita a vários parlamentares que estiveram no aeroporto

O texto da PEC, que institui a Reforma da Previdência, ignora as peculiaridades do trabalho policial, como atividade de risco e dedicação exclusiva. Além disso, diferentemente dos demais trabalhadores, os policiais não têm direito a adicional noturno, hora extra, fundo de garantia ou mesmo à greve – conforme decisão de 2017 do Supremo Tribunal Federal (STF). Por tudo isso, os profissionais da área cobram critérios diferenciados de aposentadoria – assim como proposto pelo governo federal aos militares.

“Todos os dias, os operadores da Segurança Pública têm a vida colocada em risco e lidam com os efeitos físicos e emocionais de uma atividade que, comprovadamente, leva a uma expectativa de vida reduzida”, afirma o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho”. “Sem contar que a idade média do policial aumentará significativamente com a Reforma da Previdência, o que também irá comprometer seu poder de proteção à sociedade”, ressalta.

Os policiais também entregaram folders produzidos pela UPB com os detalhes do pleito

Todos esses argumentos foram colocados para os vários parlamentares que passaram pelo aeroporto nesta terça. Em geral, eles se mostraram simpáticos à causa e, em muitos casos, afirmaram que mudanças nesse sentido deverão ser propostas na Câmara dos Deputados e no Senado.

“À medida que PEC tramitar no Congresso Nacional, também intensificaremos as ações em defesa dos nossos direitos”, assegura a diretora de Assuntos Sindicais do Sinpol-DF, Marcele Alcântara. “Não podemos aceitar passivamente que a Segurança Pública, já tão sacrificada em nosso país, sofra ainda mais com o prejuízos trazidos pela Reforma da Previdência. E é preciso que todos participem dessa luta”, finaliza.

Filiação