Sinpol-DF apresentou sugestões e defendeu maior equidade na distribuição das escalas (Foto: Lucas C. Ribeiro/Arquivo Sinpol-DF)

Da Diretoria Executiva

A diretoria do Sinpol-DF reuniu-se com o diretor do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC) da Polícia Civil do DF (PCDF), o delegado Jeferson Lisboa, a fim de esclarecer dúvidas sobre a prestação do serviço voluntário e também fazer sugestões.

O diretor do DPC, delegado Jeferson Lisboa explicou que, atualmente, as escalas têm sido criadas manualmente, atendendo às demandas das unidades. A DPC, segundo ele, solicitou um software com essa finalidade ao Departamento de Inteligência e Gestão da Informação (DGI). O programa deve ser entregue no dia 2 de abril.

Na oportunidade, o Sinpol-DF apresentou algumas sugestões. A diretoria defendeu a necessidade de equilíbrio na distribuição da escala e que ela seja proporcional e transparente.

Os dirigentes sindicais presentes à reunião sugeriram que cada departamento tenha direito a um número proporcional de vagas, de acordo com o número de servidores.

Também foi sugerido que as vagas, em cada departamento, sejam distribuídas de forma equânime entre as unidades que os compõem e que, em cada unidade, as vagas também sejam distribuídas de forma igualitária, assim todos poderão realizar um número igual de horas de serviço voluntário, não sobrecarregando nenhum servidor.

O sindicato sugeriu, ainda:

  • A extensão do serviço voluntário a todas as delegacias que estavam fechadas até o final de 2018;
  • O Uso do serviço voluntário para reforço de agentes e escrivães nas Centrais de Flagrante (Ceflags);
  • Utilização do serviço voluntário nas operações policiais;
  • Opção de escolha pela escala diurna, noturna ou de final de semana.

O diretor do DPC reconheceu que é preciso adotar critérios objetivos. Lisboa acredita que após a implementação do programa apropriado para estabelecer as escalas, o controle será mais equilibrado e transparente.

Para o Sinpol-DF, é preponderante que essa conquista da categoria não seja utilizada de forma equivocada. Como há uma grande procura para a realização da atividade de voluntariado, é necessária a adoção de critérios razoáveis de justiça organizacional.

Filiação