Curso é resultado de parceria entre a ESPC, IFB e Funab; inscrições terminam neste domingo, 24 (Foto: Lucas C. Ribeiro/Arquivo Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF, com informações do IFB

O Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília (IFB) está 48 vagas em Curso de Especialização em Segurança Pública, com ênfase na formação de tutores, preceptores e em pesquisa para o Distrito Federal e Entorno. Do total, 40 vagas se destinam a servidores da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

O curso é resultado de uma parceria entre a Escola Superior da PCDF (ESPC), o IFB e a Fundação Universidade Aberta do DF (Funab).

Poderão concorrer policiais civis de qualquer um dos cargos da instituição, desde que estejam na Classe Especial. Duas vagas são reservadas para as pessoas com deficiência (PcD), oito para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) e 30 para amplo acesso.

As oito vagas restantes se destinam à concorrência entre servidores policiais de qualquer das carreiras da Polícia Federal, da Polícia Civil de Goiás e da Polícia Civil de Minas Gerais.

De acordo com Glaucia Cristina da Silva, diretora da ESPC, o curso é baseado na metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP), que estimula o aluno a ser ativo em sala de aula levando-o a buscar o conhecimento necessário para resolver o que lhe foi proposto. “Assim, ele absorve melhor o conhecimento”, afirma Glaucia.

Ainda segundo ela, o objetivo da pós-graduação é proporcionar um espaço de reflexão e pesquisa sobre a Segurança Pública, levando os estudantes a produzir artigos científicos e incentivar a publicação. “Essa é a segunda turma que estamos lançando, uma vez que a procura é grande”, completa a diretora da ESPC.

INSCRIÇÃO

A pós-graduação Lato Sensu em Segurança Pública terá carga horária de 420 horas, com início das atividades letivas no 1º semestre de 2019, em data ainda a ser definida. No corpo docente, também há policiais civis.

Os interessados em concorrer a uma das vagas precisam se inscrever no processo seletivo até domingo, 24, neste link. O edital pode ser consultado aqui.

A seleção será composta por duas etapas: a primeira será por meio de sorteio eletrônico das vagas, que será realizado no dia 04 de abril. Já para a segunda etapa – que será análise de currículo –, os candidatos com a inscrição deferida serão convocados de acordo com a classificação do sorteio.

Para se candidatar, é preciso ter diploma em qualquer curso de nível superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), além de comprovar enquadramento em algum dos grupos relacionados no item 2 do edital.

Filiação