Avsk Nureyev passou a se dedicar aos animais depois de aposentado (Foto: Arquivo Pessoal)

Da Comunicação Sinpol-DF

Ele nasceu e foi criado no Gama. Quando criança, tinha o sonho de ser veterinário, mas as circunstâncias da vida, sobretudo as dificuldades financeiras da família, acabaram o impossibilitando de seguir esse caminho. Mas hoje, aposentado, o policial civil Avsk Nureyev Bueno coloca a sua maior paixão em prática, cuidando todos os dias de animais de estimação na clínica Miau.Cão.

A mudança de vida envolveu quase uma década de planejamento – em 2009, Avsk começou a cursar Medicina Veterinária. Até então, isso não tinha sido possível porque os cursos, além de muito caros, eram diurnos e, desde a juventude, ele tinha que trabalhar para sustentar a si e a família. Com a abertura de turmas noturnas, a situação mudou e o policial decidiu conciliar os estudos com o trabalho na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

À época formado em Administração, o agente de polícia entrou na instituição em 1999, depois de ter atuado outros cinco anos como policial militar. Antes disso, Nureyev foi também professor de Biologia e de Inglês da rede pública do Novo Gama (GO). Somente na PCDF foram 20 anos, até se aposentar no último mês de dezembro. Até ali, ele passou por diversas delegacias, incluindo a 6ª, 11ª, 14ª, 15ª, 19ª, 20ª, 21ª, 26ª, 27ª e 32ª, além do Presídio Feminino.

Clínica conta com centro cirúrgico, consultório, ala de internação e laboratório (Fotos: Arnon Gonçalves/Sinpol-DF)

“Apesar de ainda manter o sonho de me tornar veterinário, quando entrei na Polícia Civil, eu abracei a profissão e sempre atuei com muito afinco, muito esmero”, assegura Avsk. Ele conta que chegou a acumular mais de mil flagrantes. “Mas à medida que ia me aproximando da aposentadoria, ia crescendo o desejo de fazer veterinária até como forma de autorrealização, lidando com os animais”, revela.

TRAJETÓRIA

Foram cinco anos de estudo e, em 2014, ele se formou pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste (Unidesc). “Foi muito difícil conciliar porque a medicina é uma área que requer muita dedicação, assim como na polícia civil”, afirma o policial aposentado. “Era árduo trabalhar o dia inteiro na delegacia e ainda ampliar a jornada estudando disciplinas tão complexas, mas valeu à pena”, garante Avsk.

Dez funcionários se dividem entre os turnos e atendimento ocorre 24h, todos os dias da semana

O interesse pela veterinária reverberou também nos filhos. A mais nova, Larissa, acabou de se formar e o mais velho, Herbert Vinícius, se formou há três anos, mas, antes disso, abriu a Miau.Cão, por estímulo do pai.

Impedido de atuar como veterinário, o policial passou a praticar, em suas horas de folga, na clínica do filho, um longo estágio e monitoramento médico veterinário, em cursos de especialização em medicina veterinária e auxiliar veterinário, pela VetDF Escola Técnica Veterinária, sob supervisão de sua orientadora mestre dra. Edilaine Sarlo Fernandes, médica veterinária e coordenadora do curso de medicina veterinária do UNIDESC.

Nesse ínterim, Avsk se especializou e aprimorou seus conhecimentos, estudado, ensinando e aprendendo, até que se aposentou e iniciou sua atuação como veterinário, na companhia dos filhos.

Localizada no Gama, a Miau.Cão funciona 24 horas, todos os dias da semana. Ao todo, são dez funcionários – sete veterinários e três auxiliares. Entre as especialidades oferecidas estão clínica médica, ortopedia, odontologia, dermatologia, patologia e obstetrícia. Internação, cirurgia, UTI, exames laboratoriais e exames por imagem (raio x, ultrassom) também são disponibilizados.


Além de ser um sonho de criança, o trabalho em veterinária, segundo Avsk, tem sido acompanhado do sentimento de autorrealização

Apesar de cães e gatos serem mais frequentes, animais de estimação de qualquer espécie são atendidos no local, que conta com consultório, ala de internação e centro cirúrgico.

ENSINO

A clínica está associada a um segundo empreendimento, a Nureyev Profissionalizantes, a qual oferece cursos de especialização veterinária e auxiliar veterinário.

Percebendo a falta de profissionais aptos para atuar como auxiliares nas clínicas de veterinária, Avsk estimulou seu irmão a criar um curso de auxiliar veterinário, assim que se formou.

“Eu incentivei meu irmão Frahnk Bueno a abrir a escola para suprir a necessidade de mercado na área de especialização veterinária e, principalmente, de auxiliar veterinário, pois, ainda na fase acadêmica, constatei o quanto essa é uma área carente”, conta o veterinário. “Muitas vezes, funcionários de serviços gerais acabam atuando como auxiliares em diversas clínicas, sem conhecer nada de fisiologia, anatomia e rotina veterinária. São profissionais que não contam com o conhecimento técnico para aquilo que desempenham”, explica Avsk.

O espaço da clínica conta também com uma sala de aula, onde são oferecidos os cursos da Nureyev Profissionalizantes

A empresa Nureyev Profissionalizantes oferece todo o material didático e pedagógico, incluindo os instrumentos médicos. Atualmente, existem cerca de quatro escolas do tipo em todo o DF, mas, segundo Avsk, ela é a única que funciona em parceria com uma clínica e que oferece aulas práticas.

“Além de suprir a necessidade que a Miau.Cão também tinha, o curso passou a exportar auxiliares para as outras clínicas do DF”, ressalta o idealizador da Nureyev Profissionalizantes, pontuando que vários alunos estão atuando, por exemplo, em grandes instituições de ensino superior e alguns vêm, inclusive, de outros estados. “Com toda modéstia, mas sem nenhum receio, o melhor curso de Brasília é onde trabalho hoje como professor”, certifica.

A Nureyev oferece outros cursos livres, como farmacologia, ortopedia, interpretação de exames e vários tipos de cirurgia, tem parcerias com diversas instituições e oferece descontos para alunos formados na Universidade Católica, Unidesc, Icesp ou Faciplac.

Além do filho mais velho, Herbert Vinícius, o mais novo, Avsk Júnior, também pretende seguir carreira veterinária.

SERVIÇO

Por meio de parceria recente com o Sinpol-DF, Avsk também passou a oferecer descontos aos policiais civis. Sindicalizados pagam 20% a menos em serviços e produtos oferecidos pela Miau.Cão.

Clínica Veterinária Miau.Cão
Site: https://miaucao.com/
Endereço: Setor Central do Gama, Q 6, Conj. B, Lote 04
Telefone: (61) 3385-4830

Nureyev Profissionalizantes
Site: https://www.cursosnureyev.com.br/

Filiação