Manoel começou a escrever por hobby, mas depois tomou gosto pela literatura (Fotos: Arquivo Pessoal)

Da Comunicação Sinpol-DF

Na noite desta quarta, 19, o escritor e policial civil Manoel Neto lançará o livro “Frente a Frente com Rubem Fonseca: Um Crime de Furto”, um romance policial publicado pela Editora Ler. O evento ocorrerá às 18h no restaurante Fausto e Manoel do Sudoeste, localizado na quadra CLSW 101, Bloco C.

Além do fomento à literatura local, quem participar do evento também poderá contribuir com instituições sociais da cidade. Toda a renda arrecada com as vendas do livro durante o lançamento serão revertidas em doações de cestas básicas para um lar de idosos no Núcleo Bandeirante e uma creche de Santa Maria.

Segundo o policial, a iniciativa foi a maneira que encontrou de, “neste período de fim de ano, estimular a gratidão e a responsabilidade social, dando um pequeno retorno de tudo aquilo que recebemos à população que mais precisa”.

Livro é a primeira obra de ficção de autoria do policial civil

Neto começou a escrever como hobby, mas tomou gosto pela arte literária. Em 2015, foi um dos 30 autores de todo o país selecionados para integrar a coletânea de contos policiais “Os Bastidores do Crime”. Desde então, teve outros contos e crônicas publicados, em geral, com a Segurança Pública como plano de fundo – consequência da sua realidade de agente de polícia, há 20 anos na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

“Frente a Frente com Rubem Fonseca: Um Crime de Furto” foi o primeiro romance de ficção escrito pelo policial a ser publicado, mas não deve ser o último. “A gente começa a escrever e não para. É algo que eu gosto muito de fazer e, por isso, pretendo continuar me dedicando a isso”, garante Neto.

Confira abaixo a sinopse do livro, escrita pelo também escritor e policial civil Daniel Barros:

Com um vocabulário rico e elegante, Manoel Neto narra as amarguras de um velho agente de polícia esquecido pelos neófitos de sua corporação, que o consideravam ultrapassado. Mas o furto de uma grande obra literária, quatro manuscritos do consagrado escritor Rubem Fonseca, lança um desafio a estes calouros policiais que desdenhavam do velho investigador. Quem vencerá?

A linguagem rebuscada e ao mesmo tempo clara, associada ao humor característico do autor, traz-nos uma trama policial bem feita e divertida, com detalhes e mistérios a serem desvendados pelo leitor. Essas características unem os dois autores, o homenageado Rubem Fonseca e Manoel Neto, pois ambos iniciaram suas carreiras como policiais na Capital da República, o primeiro no Rio e o segundo em Brasília. Sem dúvida, as experiências de ambos se traduzem em narrativas rápidas e certeiras, sem espaço para erros técnicos na investigação tão comuns na literatura policial.

Frente a frente com Rubem Fonseca transporta o leitor para dentro da trama, e leva-o a perguntar, se é real ou é ficção? Observe as pistas, caro leitor, e descubra se você é capaz de solucionar este caso. O mistério é todo seu.

Filiação