Ameluiza foi homenageada pelo sindicato em visita do “Sinpol em Casa” (Fotos: Comunicação/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Nesta quarta, 6 de setembro, é comemorado o Dia da Mulher Policial no Distrito Federal. E, como uma homenagem a todas as demais servidoras da Segurança Pública, o Sinpol-DF buscou uma das pessoas mais emblemáticas para marcar a data: a senhora Ameluiza Leal dos Reis, a primeira policial civil do DF.

Na última semana, Amelu, como era conhecida pelos colegas da 12ª Delegacia de Polícia (DP), recebeu a visita do projeto “Sinpol em Casa” – voltado à integração dos policiais aposentados. O sindicato a homenageou entregando um certificado e um broche da entidade, além de uma viatura da Polícia Civil do DF (PCDF) em miniatura.

O encontro contou com a participação de familiares, diretores do sindicato e outros policiais civis aposentados, inclusive vários que, durante anos, trabalharam com ela. Na oportunidade, também foi gravado um vídeo para celebrar a data e reconhecer o papel que Ameluiza e tantas outras depois dela desempenharam na construção do que é hoje a PCDF. Confira abaixo.

Natural de Jaicós, no Piauí, e criada no interior paulista, Ameluiza veio para Brasília no início da década de 60, após ser aprovada para a Polícia Civil do DF, aos 24 anos. O fato de integrar uma instituição, até então, formada apenas por homens não a desestimulou. Pelo contrário, convicta de que ser policial era a sua vocação, enfrentou a família, que era contrária, e construiu, por três décadas, uma carreira exemplar na PCDF.

Vários colegas da PCDF participaram do momento e reconheceram a competência de Amelu

Além de ter sempre atuado na 12ª DP, em Taguatinga – onde conheceu o marido e também policial civil José Maria dos Reis, já falecido –, Amelu cumpria também plantões no Complexo da Papuda. Hoje, aos 83 anos, não consegue mais contar as histórias com riqueza de detalhes, mas é muito clara ao afirmar que não trocaria o trabalho policial por qualquer outro. “A Polícia Civil é minha família”, declara.

Filiação