Da Comunicação Sinpol-DF

Roberto sofreu derrame em março e se recupera com ajuda da família (Fotos: Heloísa Abreu/Sinpol-DF)

A tarde desta terça, 19, marcou a retomada, em 2018, do projeto “Sinpol em Casa”, que esteve em pausa ao longo dos últimos meses para consolidação da mudança e expansão dos serviços na unidade do sindicato em Taguatinga – o Sinpolzinho. Idealizada para trazer os aposentados, sobretudo os mais antigos, ao convívio com os demais colegas, a iniciativa voltou-se, desta vez, ao agente de polícia aposentado José Roberto Gonçalves, 76.

Além da oportunidade de reconhecer o trabalho desenvolvido por ele durante mais de 30 anos de dedicação à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a visita teve como objetivo servir de estímulo para Roberto em um momento de dificuldades. Há cerca de três meses, o policial sofreu um derrame cerebral e ficou dez dias em internação hospitalar – sete deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Hoje, ele continua em tratamento para minimizar as sequelas, sobretudo os movimentos limitados e a memória flutuante.

Familiares e colegas policiais participaram do momento de homenagem

Nesse processo de recuperação, tem sido fundamental o suporte da família, que mantém-se sempre presente e, em peso, também acompanhou a visita do “Sinpol em Casa”. As duas filhas, dois netos, genro e até a ex-mulher participaram da homenagem. “Foi um momento muito especial e de muita emoção para todos”, assegurou Adryanna Roberta, uma das filhas do policial. “Ele ficou muito feliz e nós ainda mais orgulhosos por tudo que ele fez e o que representa para a nossa família”, acrescentou.

“Para nós, é uma honra poder representar os demais policiais civis e, de forma mais do que justa, homenagear alguém que fez tanto pela segurança da nossa cidade e pelo crescimento da nossa instituição”, ressaltou Sueli de Barros, diretora-adjunta de Assuntos de Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF.

O aposentado recebeu dos diretores do Sinpol-DF certificado, broche e miniatura de viatura da PCDF

Como registro desse reconhecimento, Roberto recebeu um broche e um certificado de agradecimento do sindicato, além de uma réplica em miniatura de uma viatura da PCDF.

Diretor da mesma pasta, José Carlos Saraiva reverberou os parabéns e aproveitou a oportunidade para lançar um convite às atividades disponíveis no Sinpolzinho, destacando principalmente a chance de socialização com outros policiais, tanto aposentados quanto da ativa. “O sindicato está sempre de portas abertas para vocês que fizeram tanto por nós”, anunciou.

Roberto e Xavier trabalharam juntos na 12ª DP e se reencontraram durante visita do Sinpol em Casa

A visita contou ainda com a presença do também policial aposentado Eduardo José Xavier. Na oportunidade, os dois puderam recordar as histórias do tempo que atuaram juntos na 12ª Delegacia de Polícia (DP), em Taguatinga Centro.

“O Roberto era um ótimo policial e foi um dos melhores chefes que eu tive”, revelou Xavier, saudosista também da forma como os policiais civis eram valorizados. “Nós sempre fomos muito respeitados, mas isso se perdeu até dentro da categoria”, colocou o aposentando, após relatar situações recentes em que precisou registrar ocorrências nas delegacias. “É preciso recuperar esse respeito aos mais antigos”, finalizou.

 

Filiação