Apenas no último fim de semana, houve cinco homicídios consumados e 12 tentados  (Foto: Agência Brasil)

Da Comunicação Sinpol-DF

Uma pesquisa lançada pela CBN Brasília no Twitter durante esta terça, 19, atesta o fracasso da Segurança Pública do Distrito Federal sob a gestão Rodrigo Rollemberg.

O perfil da rádio naquela rede social lançou a questão: O GDF está fazendo uma pesquisa para medir a sensação de segurança da população. Uma das perguntas do questionário é: “Como o (a) senhor (a) se sente ao andar nas ruas do bairro onde reside durante a noite?”

A maioria dos brasilienses (49%) respondeu que se sente “muito inseguro” ou “inseguro” (38%). Apenas 11% declarou se sentir “seguro” e só 2% se disse “muito seguro”.

Confira no tweet abaixo:

A pesquisa, embora informal, atesta o sentimento generalizado da população brasiliense: não é mais possível sair de casa sem sentir a vida ameaçada pela violência. Também pudera: os índices de criminalidade têm crescido, ainda que o GDF insista no discurso contrário.

Para se ter uma ideia, apenas no último fim de semana, segundo um levantamento do Sinpol-DF, foram registrados cinco homicídios consumados, 12 tentados, uma tentativa de latrocínio e um estupro.

No mesmo período – entre os dias 15 e 18 – ocorreram 296 roubos a pedestre, três roubos com restrição de liberdade, 43 roubos de veículo, 15 roubos em transporte coletivo, seis roubos em residência e 57 furtos de veículos.

Para o Sinpol-DF, a Segurança Pública não foi tomada como prioridade pelo governador, que permitiu, ainda, o sucateamento Polícia Civil do DF. A percepção quem vem das ruas é a evidência mais clara que se pode ter do caos em que o Distrito Federal foi colocado. É preciso voltar a investir na área, sobretudo na valorização dos policiais civis, a quem compete o trabalho de inteligência para investigar os crimes e levar os culpados a responderem à Justiça.

 

Filiação