Maria Doraci e Renata Amaral integram o grupo de policiais civis que participará do IPA Games (Arquivo Pessoal)

Da Comunicação Sinpol-DF

Um grupo de policiais civis do DF viaja nesta sexta, 11, para Portugal a fim de participar do  1° IPA Games, campeonato organizado pela International Police Association (IPA). O evento começa no domingo, 13, em Lisboa, e vai até o dia 18.

Atletas policiais de várias partes do mundo disputarão as provas de futebol, basquete, vôlei, corrida e tiro. Entre os policiais civis do DF que participarão do IPA Games estão as peritas papiloscopistas Maria Doraci, chefe do Laboratório de Representação Facial Humana do Instituto de Identificação (II) da PCDF, Renata Amaral e Katia Matrosov, já aposentadas, e a agente de polícia Renata Barros, lotada na Divisão de Tecnologia (Ditec) da PCDF.

As papiloscopistas Renata e Katia, e agente Renata Barros, vão competir nas provas de Corrida no percurso de 5Km. Já a papiloscopista Doraci competirá nas provas de tiro. “Por serem jogos policiais, estaremos representando não somente a PCDF, mas o nosso país. E isso é um orgulho para todos da delegação brasileira”, comemora Renata Barros.

Ainda que, naturalmente, paire sobre o evento um clima de competição, o IPA Games tem um caráter mais recreativo. Um dos objetivos do campeonato é estimular a correspondência e o intercâmbio de programas de férias, viagens de estudo, visitas de ilustração, competições esportivas e artísticas.

Renata Barros pratica regularmente corrida de rua em Brasília (Arquivo Pessoal)

“O esporte tem o poder de tirar os melhores sentimentos das pessoas: força de vontade, perseverança, concentração nos objetivos, respeito pelo adversário, espírito de grupo, entre outros. E é isso o que espero desempenhar e receber nesse evento”, completa Doraci.

Além da socialização entre policiais de todo o mundo, essa é, também, a oportunidade de ampliação do conhecimento geral e a troca de experiências profissionais. Todos os atletas da PCDF foram convidados a participar por serem filiados à IPA do Brasil.

Filiação