O vice-presidente do Sinpol-DF, Paulo Roberto Sousa, acompanhou nesta segunda, 23, a Sessão Solene em Homenagem a Brasília pelo aniversário de 58 anos da capital do país. A solenidade foi realizada pelo gabinete do deputado federal Izalci Lucas (PSDB).

Paulo Roberto Sousa representou a diretoria na solenidade (Fotos: Comunicação Sinpol-DF)

Em todos os discursos, predominou o tom de desolação pela maneira como Brasília vem sendo conduzida pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB). O pronunciamento mais duro veio pelo vice-governador Renato Santana (PSD), que se queixou do desprezo recebido pelo então aliado.

“Sou servidor de carreira. Rollemberg nunca escondeu seu desprezo pelos mais humildes. Faz um discurso pseudossocialista, mas no convívio diário não esconde seu elitismo e seus preconceitos”, acusou Santana.

Rosso confirmou que faltou vontade política do governador Rodrigo Rollemberg

O vice-governador também confirmou que Rollemberg não teve nenhuma vontade política de resolver a situação dos policiais civis. Renato revelou uma conversa com o então ministro do Planejamento, Dyogo Nogueira (hoje, presidente do BNDES), depois de ter ido ao presidente Michel Temer (PMDB) tratar da Segurança Pública do DF.

“Ouvi do ministro que tem recurso – e tem recurso sobrando -, mas não havia vontade do governador em fazer. Isso, por si só, já justifica todo o texto que li aqui”, assegurou. Para o vice-governador, porém, faltou “coragem e atitude” em Rollemberg para resolver a questão. “Os índices de criminalidade no DF já nos apontam que, daqui a pouco, não olharemos mais para Rj, CE e RN”, completou Santana.

O mesmo tom veio do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que endossou as palavras de Renato – os dois estavam juntos com o então ministro, na mesma ocasião. “O minsitro Dyogo me disse o seguinte: Rosso, eu não posso fazer se não for um pedido do Governo do DF porque eu não quero quebrar o pacto federativo. É só me mandar um WhatsApp que eu faço; o Fundo Constitucional permite e tem dinheiro de sobra para a Segurança Pública”, revelou o parlamentar.

Para Rosso, constatou-se que Rollemberg não quis resolver a crise que assola a Segurança Pública do DF. “Essa reunião, pra mim, foi impactante porque ali eu percebi que, de fato, aquilo que eu não queria acreditar: que é uma ação política e não de estado. Nossas polícias tem muita eficiencia, muita qualidade. mas eu, confesso, nunca uma força de segurança pública tão desvalorizada e tão desmotivada na história do DF”, lamentou o deputado.

Filiação