Da Comunicação Sinpol-DF

Centenas de policiais civis participaram, na tarde desta quinta, 19, de uma grande manifestação contra o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) em frente ao Palácio do Buriti. No ato convocado pelo Sinpol-DF e realizado em conjunto com o Sindepo, a categoria expressou toda a indignação não só com a reiterada quebra de promessas do chefe do Executivo distrital, mas com as declarações mais recentes em que ele culpou o sindicato pelo insucesso das negociações.

19.04.18 Manifestação no Palácio do BuritiNo local, foram erguidos dois bonecos do Enrollemberg, caricatura gigante que associa o governador ao personagem Pinóquio. O Criminômetro, placar eletrônico que contabiliza o número de crimes durante a atual gestão também foi levado – registrando mais de 870 mil ocorrências.

Ao longo do Eixo Monumental, dezenas de faixas foram espalhadas com críticas a Rollemberg e, sobretudo, ao seu projeto de reeleição. Durante toda a tarde, o buzinaço constante dos motoristas que passavam ali deixou claro que a rejeição ao governo é geral. Além disso, durante horas, os próprios policiais civis ergueram várias outras faixas no jardim em frente ao Palácio do Buriti.

“O PSB está acabando com Brasília”, “Não reeleja Rollemberg! Ele é omisso e negligente com a Segurança, Saúde e Educação” e “Rollemberg está acabando com a Polícia que investiga os corruptos” foram algumas das mensagens levadas à porta do Governo do Distrito Federal (GDF).

Além de receberam milhares de adesivos com a hashtag #RollembergNuncaMais para compartilhamento entre amigos e familiares, os policiais civis contaram ainda com a animação de um boneco de Olinda – também caricaturando Rollemberg com o nariz de Pinóquio.

PROMESSAS

Mesmo antes de ser eleito e em diversos momentos ao longo do seu mandato, Rollemberg assegurou à categoria que a paridade legal e histórica de vencimentos com a Polícia Federal seria mantida. Com a quebra desse direito, no entanto, os servidores da Polícia Civil do DF (PCDF) amargam, hoje, nove anos de estagnação salarial.

Além disso, nos últimos anos, a instituição tem recebido uma parcela cada vez menor dos recursos do Fundo Constitucional – ainda que o montante seja anualmente reajustado pela União para que GDF garanta os serviços de Segurança Pública.

Discursando para os presentes, o vice-presidente do Sinpol-DF, Paulo Roberto lembrou o quanto o governador tem sido negligente com a área e, especialmente, com a PCDF. “Por tudo isso, até o dia da eleição, nós iremos às ruas e mostraremos que a falta de palavra e o desrespeito com que ele tratou os policiais civis irão se voltar contra ele. Nós assinaremos não só a saída de Rollemberg do GDF como o fim de sua carreira política”, anunciou.

Na mesma linha, partiu a fala do presidente do Sindepo, Rafael Sampaio, que ressaltou ainda a mentira do discurso do governador, que, recentemente, tentou imputar ao Sinpol-DF a culpa pelas negociações infrutíferas. “Eu participei desse processo de negociações e posso afirmar que não foi umas suposta agressividade do Sindicato que impediu os avanços, mas sim a falta de vontade política em atender os nossos pleitos. Não podemos aceitar mais quatro anos de Rollemberg no poder”, ressaltou o delegado.

Filiação