Comemoração ocorreu na Agepol, onde os filiados confraternizaram (Fotos: Lucas C. Ribeiro/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

No último dia 30, o Sinpol-DF completou 29 anos de fundação – feito comemorado na sexta, 1º de dezembro, com um churrasco promovido pela entidade no clube da Agepol.

Mais de mil policiais civis participaram do momento de confraternização, que contou ainda com o sorteio de brindes e a animação de bandas compostas por policiais.

Em meio à atual conjuntura de crise na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e ao desgastante processo de luta que a categoria tem travado em defesa dos seus direitos, a comemoração foi realizada também com o objetivo de recuperar as energias e estimular ainda mais a união entre os policiais civis.

Deputados distritais e federais deram mais uma demonstração de apoio à categoria

Ao discursar, o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho”, frisou que, apesar das atuais dificuldades da categoria, a comemoração não poderia deixar de ser feita, como forma de valorizar o histórico da entidade.

“São 29 anos de luta em favor dos policiais civis do DF e assim esperamos que continue sempre”, pontuou Gaúcho.

“Eventos desse tipo, além de serem muito bons para o resgate da convivência e amizade, são também uma chance de trazermos os policiais que estão mais afastados para a nossa luta, afinal o Sindicato é formado por todos nós”, analisou.

CONFRATERNIZAÇÃO

Bandas compostas por policiais civis apresentaram-se no evento

Para o agente de polícia Gilson Fernandes, que está aposentado há cinco anos, momentos como esse são especialmente importantes para os policiais civis que não estão mais na ativa. “Muitas vezes, nós só temos a oportunidade de encontrar com os demais colegas em eventos assim, por isso eu participo sempre”, afirmou.

A também agente de polícia Luciene, conhecida como Lu, compartilha da mesma opinião. Atualmente lotada na 32ª Delegacia de Polícia, em Samambaia Sul, ela conta que, na festa, pôde rever diversos colegas com quem trabalhou em outras unidades ou que já deixaram a instituição.

Houve, ainda, sorteio de brindes para os sindicalizados

“Nós estamos aqui comendo, bebendo e conversando com os amigos, com uma música legal e em um ambiente nosso. É muito divertido”, elogiou.

Além dos filiados e diretores do Sinpol-DF, a festa contou com a presença de vários parlamentares que têm apoiado a categoria: o senador Hélio José (PMDB-DF), o deputado federal Laerte Bessa (PR-DF) e os deputados distritais Wasny de Roure (PT), Cláudio Abrantes (sem partido), Joe Valle (PDT) e Celina Leão (PPS).

04.12.12 - Churrasco de aniversário do SINPOL-DF.

APOIO

Também policial civil, o deputado Cláudio Abrantes participou do evento para se reencontrar com diversos amigos de trabalho e, em discurso, parabenizou o Sinpol-DF por mais uma ano de existência.

“O Sindicato, antes de tudo, é uma instituição de defesa da nossa categoria e nós estamos aqui para fazer essa celebração, mas sem esquecer também das batalhas que temos pela frente”, ressaltou.

“Nós temos que, juntos, fazer o exercício da esperança e acreditarmos que esta, que é a melhor Polícia Civil do país, vai voltar a ser valorizada e retornará ao patamar que lhe é devido”, acrescentou Cláudio.

“Nós só conseguimos fazer as coisas juntos, por isso valorizamos tanto essa união de vocês”, reconheceu o distrital e presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Joe Valle.

“Essa energia que nós estamos desprendendo pela valorização da categoria é resultado de um trabalho de todos vocês. Continuem atuando com a mesma vontade, que vocês continuarão também contando com o nosso apoio”, conclamou o parlamentar.

PREVIDÊNCIA

Além da possibilidade de rever inúmeros policiais com quem trabalhou na PCDF, o deputado federal Laerte Bessa aproveitou a oportunidade para destacar também a luta contra a Reforma da Previdência – que tem voltado à centralidade das discussões na Câmara dos Deputados e poderá ir a votação nos próximos dias.

“O nosso compromisso é que, caso seja votada, os policiais civis e federais estejam de fora”, anunciou Bessa.

Já o deputado Wasny de Roure trouxe outra preocupação: “no último mês do ano, o GDF ainda não empenhou um quarto do orçamento previsto para a Segurança Pública em todo o ano. É uma estratégia que eles adotam para poderem transferir sobras dos recursos do Fundo Constitucional para outras áreas e aliviar as contas do Tesouro”, revelou o parlamentar.

“Foi um ano de muitos prejuízos para toda a sociedade do Distrito Federal, mas, apesar de tudo isso, para este fim de ano, o meu desejo é que Deus visite o lar de vocês e traga muita alegria a todos”, deixou como mensagem de Natal o deputado Wasny.

“É uma satisfação muito grande estar em uma confraternização como essa, que une a família da Polícia Civil”, afirmou, por sua vez o senador Hélio José.

“Esse grande encontro entre os policiais civis mostra que, apesar de terem sido tão massacrados nos últimos anos, a união pode e deve ser mantida. É ela que nos faz resistir e ir à luta pelos nossos direitos”, ressaltou.

 

Filiação