12.10.17 Doação de brinquedos na Estrutural

Da Comunicação Sinpol-DF

Mais de 150 crianças foram beneficiadas pela iniciativa (Fotos: Lucas C. Ribeiro/Sinpol-DF)

Não foram somente as centenas de brinquedos distribuídos. Demonstrações de carinho, sorrisos infinitos e renovação da esperança foram as principais marcas deste Dia das Crianças, tanto para os pequenos, quanto para os policiais civis que participaram da ação organizada pelo Sinpol-DF nesta quinta, 12, em duas creches da Cidade Estrutural.

A ação é resultado da campanha “Faça Uma Criança Feliz”, lançada pelo Sindicato no último mês – uma iniciativa que já havia sido realizada em anos anteriores. Os brinquedos arrecadados foram doados na sede do Sindicato na Asa Norte, no Sinpolzinho, em Taguatinga, e no Centro de Condicionamento Físico (Cecof).

Mais do que brinquedos, muitas das crianças queriam a atenção do grupo

Ao todo, foram mais de 150 crianças beneficiadas. A programação começou na Creche Alecrim, criada há oito anos e que atende 107 meninos e meninas entre dois meses e seis anos.

Além daqueles que contribuíram com as doações, cerca de 15 policiais civis, entre diretores do Sinpol-DF, aposentados e policiais da ativa, foram até a creche para fazer a distribuição. Eles levaram familiares, amigos e, juntos com outros voluntários, fizeram uma grande festa. Um grupo de policiais civis da Divisão de Operações Especiais (DOE) da PCDF acompanhou o grupo.

Atividade mobilizou diretores do Sinpol-DF, outros policiais civis, funcionários e voluntários

Segundo a diretora-adjunta de Assuntos de Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF, Sueli de Barros, o resultado da campanha superou as expectativas. “Foram várias semanas de trabalho e, felizmente, graças a tantos colegas dispostos a ajudar, nós conseguimos fazer algo muito bacana”.

“Foi muito bonito de ver também que os policiais civis realmente se envolveram. Mesmo em um dia tão quente, eles se fizeram presentes e fizeram questão de realmente estar junto das crianças. Foi muito emocionante”, ressalta Sueli.

ATENÇÃO

Policiais Civis da DOE também acompanharam a ação

Mais do que os doces e brinquedos, as crianças deixavam claro que a maior demanda delas era atenção. Não houve braços suficientes para segurar cada um dos meninos e meninas que queriam ser segurados no colo.

“Nossas crianças são muito carentes de afeto, por isso ações como essa, que promovem o contato, são tão importantes. É isso também que as tornam tão carinhosas, então quem participa também acaba ganhando. É uma troca de sorrisos, abraços e carinhos que vai até além da doação em si”, explica a dona da Creche Alecrim, Maria de Jesus Pereira.

Segundo ela, iniciativas desse tipo também têm servido como uma quebra de barreiras para várias crianças ali. Em grande parte, elas têm pais que estão ou já foram presos, e por isso têm aversão ou receio dos policiais.

“Quando vêm aqui, os policiais mostram que têm o trabalho de defender, mostram que só querem o bem delas, e no fim quebram a inversão de valores que os colocam como inimigos”, afirma Maria de Jesus. “Ter os policiais civis aqui é sempre uma honra e uma grande oportunidade para impactar positivamente o futuro dessas crianças”, agradece a dona da Alecrim.

CARÊNCIA

A presença dos policiais civis possibilitou que os demais voluntários presentes também participassem da entrega de brinquedos em uma segunda instituição: a Creche da Tia Tatá. Localizada em uma área de risco, a entidade não costuma receber tantas visitas – o que mudou neste Dia das Crianças, principalmente graças à escolta feita pelos policiais civis da DOE.

Maristela Rossignolli, fisioterapeuta, e Flávia Braga, que tem um ateliê de bijuterias, foram duas das voluntárias que se programaram para ir apenas à Alecrim, mas também fizeram a alegria das crianças da Tia Tatá. As amigas fizeram sucesso fantasiadas, respectivamente, da princesa Elsa, do filme de animação Frozen, e da Galinha Pintadinha.

“Eu fico muito feliz de ver que, pelo menos hoje, nós pudemos fazer alguma coisa por essas crianças”, resumiu Maristela. “Mas também é muito bom saber que um grupo tão grande de policiais está com os olhos atentos para essas instituições, que tanta gente não conhece, mas que fazem um trabalho tão lindo para a crianças e tão importante para as famílias”, reconheceu a fisioterapeuta.

Além das 55 crianças atendidas na Creche da Tia Tatá, várias outras crianças da comunidade também receberam os brinquedos arrecadados pelo Sindicato. Foi o caso dos filhos de Luciana Pereira, que mesmo não matriculados na creche não saíram de mãos vazias. “Quando os filhos estão alegres, a gente também fica muito feliz. Muito obrigada a todos”, agradeceu a dona de casa, que tem um bebê de dois meses e outros três filhos, de 12, dez e nove anos.

Ao todo, foram cerca de 300 brinquedos doados, além de outros utensílios, pequenos móveis e peças de roupas que foram deixadas na Creche da Tia Tatá para serem incluídos em um tradicional bazar que ela realiza para arrecadar fundos.

De acordo com a Tia Tatá, como é conhecida Maria da Conceição Ferreira, essas datas comemorativas servem de estímulo à solidariedade e acabam representando grande parte da contribuição que dá suporte à creche. Assim como a Alecrim, ela não recebe recursos públicos e se sustenta somente por meio de doações.

Para ela, a significância do momento vai além do ato de caridade, mas demonstra às pessoas que vivem ali que elas também importam. “A gente está em uma comunidade muito carente e que precisa demais de movimentações como essa, por isso, eu fico muito agradecida aos policiais civis”.

“Toda essa festa para as crianças, que são tão esquecidas, é muito especial. É um dia de diversão, mas também é um dia que elas vão guardar na memória. Elas vão passar muito tempo lembrando da felicidade que foi o dia que receberam os policiais”, antecipa Tia Tatá.

Filiação