Para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Sucídio, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr) realizam neste domingo, 10 de setembro, a Caminhada de Prevenção ao Suicídio.

O Sinpol-DF, que tem sido parceiro daquelas duas entidades, convida os policiais civis a participarem do evento: a concentração está marcada para às 8h30, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade Sarah Kubistchek (entre o Espaço do Capoeirista e do Massoterapeuta).

Recomenda-se aos participantes usar uma camiseta amarela, cor que simboliza a causa.

A caminhada terá início às 9h com término previsto para às 11h, em um percurso com 2 km de extensão: o grupo sairá do Estacionamento 12 em direção à Nicolândia, pela pista interna de pedestres e, contornando a Nicolândia, seguirá até o Bar Barulho e sanitários, onde haverá uma breve pausa para descanso e hidratação. Em seguida, a caminhada cruzará o Parque para chegar à pista interna de pedestres, no sentido de retorno ao Estacionamento 12.

SETEMBRO AMARELO

O suicídio é, hoje, a segunda maior causa de morte nos indivíduos entre 15 e 29 anos, sendo muito importante realizar campanhas de prevenção a este agravo.

Para que as campanhas contra esta causa de morte sejam efetivas, é necessária uma estratégia multissetorial e abrangente, com apoio das comunidades e das instituições sociais, políticas e privadas, que devem oferecer apoio às pessoas vulneráveis, lutar contra o estigma e apoiar aqueles que estão em luto pelo suicídio de alguém próximo.

A proposta da campanha “Setembro Amarelo”, realizada anualmente, é iluminar de amarelo os principais pontos das cidades brasileiras durante o mês de setembro e promover a Caminhada de prevenção ao suicídio com o objetivo de alertar toda a população sobre a importância da prevenção do suicídio.

Em 2015 e 2016 foram realizadas caminhadas em vários estados do país e importantes monumentos e prédios de órgãos públicos receberam a iluminação amarela.

 

 

Filiação