Da Diretoria Sinpol-DF

Verificando os números apresentados pela Secretaria de Segurança Pública, referentes ao registro de latrocínios – consumados e tentados – não é possível afirmar que há redução.

Em 2015 foram 37 casos e em 2016 foram 41, um aumento, portanto, de quatro casos.

Até julho deste ano, haviam sido registrados 20 casos e, somente em agosto, há mais dois conhecidos – o do comerciante Clodoaldo Alencar, em Sobradinho, e, agora, o da jornalista Maria Vanessa, na Asa Norte.

Passado pouco mais da metade do ano, já há o registro de pelo menos a metade do número de casos registrados em 2016. Dessa forma, a tendência é de manutenção ou mesmo de aumento desse tipo de crime.

Os casos de tentativa de latrocínio, por sua vez, passaram de 189 em 2015 para 262 em 2016 – um aumento de 38,6%. Este ano, até o último mês de julho, já haviam sido registrados 130 casos, ou seja, a metade dos casos noticiados em todo o ano de 2016.

Verificando-se os números mês a mês, percebe-se que não há nenhuma curva decrescente de registros. Há uma variação, tanto para cima quanto para baixo. A conclusão, portanto, é que não há nenhuma medida efetiva tomada de modo a fazer com que haja a redução da natureza criminal.

Confira o detalhamento dos números:

Filiação