10.07.17 - Aula inaugural de violão no Sinpol Taguatinga.

Da Comunicação Sinpol-DF

Mais uma das iniciativas desenvolvidas pela diretoria do Sinpol-DF para integrar os policiais civis aposentados foi implantada na última segunda, 10, com o início das aulas de violão na sede do Sindicato em Taguatinga, o Sinpolzinho.

Embora seja novidade, a turma já começou com todas as oito vagas ocupadas. O responsável pelas aulas é o músico Sérgio Damião, cuja carreira já dura 16 anos.

Uma das idealizadoras da iniciativa, a diretoria de Assuntos de Aposentados e Pensionistas-adjunta, Sueli Barros, comemora o sucesso da iniciativa já nessa primeira turma.

“Para nós, é uma satisfação imensa atender a esse pedido dos alunos. A música ameniza tudo na vida e, aqui, eles podem relaxar, tocar o violão, conversar com os colegas”, afirma Sueli.

A primeira aula foi focada em conhecer o violão, mas eles já puderam partir para a prática. “Nas aulas que leciono eu priorizo a prática, por isso já deixei que eles tocassem o instrumento enquanto aprendem. Já pude notar o brilho nos olhos de cada um e a vontade de aprender”, acrescenta o professor Sérgio.

BENEFÍCIOS

Embora exija esforço, tocar um instrumento musical traz uma série de benefícios como a melhoria da coordenação motora, o aumento da capacidade de memorização e alívio do estresse.

Para a escrivã aposentada Selma Brasil, aprender a tocar violão será um desafio que ela pretende encarar com muita determinação. “Eu tenho tendinite, mas vou encarar as aulas e tentar tocar da melhor forma”, assegura.

A perita criminal aposentada Carla de Paula também se mostrou entusiasmada com a primeira aula. “Nunca tinha tocado violão e hoje foi muito interessante começar”, diz.

A diretora de Comunicação do Sinpol-DF, Celma Lima, também integra a turma. Para ela, a aula de violão contribuirá para ocupar parte do tempo que a aposentadoria recém-conquistada trouxe. “Tocar violão sempre foi um sonho pra mim. Acredito, sinceramente, que quem sabe tocar algum instrumento musical é mais feliz por poder expressar seus sentimentos naquele instante de serenidade. Vou me esforçar para aprender esta arte”, anuncia.

Já o agente de polícia aposentado Jorge Teixeira, conhecido por “Montanha”, pretende incrementar outro talento que ele já possui para a arte. “Eu já gosto muito de cantar. Tocar violão vai ser um complemento ao que já costumo fazer”, explica.

Também agente de polícia aposentado, Antônio Matias prova que a idade não é impeditivo. Aos 65 anos, ele topou mais esse desafio. “A música estimula a gente a viver e eu acho que é uma prática legal para se adquirir. É uma coisa boa para os ouvidos e para a idade; a música é boa para todos”, pondera.

NOVA TURMA

As aulas de violão dessa primeira turma ocorrem todas as segundas, das 16h20 às 17h10.

O Sinpolzinho está formando duas novas turma no período matutino, com capacidade máxima de seis alunos. As aulas ocorrerão também às segundas, das 8h15 às 9h05 e das 17h10 às 18h.

A mensalidade é de R$80 para sindicalizados e dependentes. O sindicato disponibiliza o violão para uso durante as aulas.

Filiação