Da Comunicação Sinpol-DF

Evento serviu para marcar início do novo semestre (Fotos: Lucas Ribeiro/Sinpol-DF)

Dezenas de policiais civis, tanto da ativa quanto aposentados, participaram na noite de segunda, 13, de uma confraternização realizada no Sinpolzinho para marcar a volta às aulas do curso de inglês. Atualmente, a unidade conta com três turmas do projeto, que é promovido em parceria com a UnB Idiomas.

Além dos novos alunos, que, ao fim do evento, tiveram a primeira aula na turma de Inglês Básico I, ainda participaram os policiais que iniciaram o curso em semestres anteriores. Na manhã desta terça, 14, eles também retornaram às aulas – nas turmas do Básico III e do Pré-intermediário I.

Alunos das três turmas participaram da confraternização

A conselheira fiscal e uma das idealizadoras das ações realizadas no Sinpolzinho, Madalena Reis, fez a abertura do evento, destacando que a promoção de atividades sobretudo para os aposentados era um sonho da atual gestão do Sindicato.

“O sonho não deve ter limite, deve ter fé, pois quando a gente tem fé, tudo é possível. E isso aqui é a realização de um sonho da nossa Diretoria de Aposentados, da qual eu tive uma satisfação muito grande em fazer parte”, destacou Madalena, referindo-se à grande revitalização realizada no Sinpolzinho ao longo dos últimos três anos.

“Isso foi uma semente que germinou após muita luta de um grupo de policiais que acreditavam na reconstrução da união dos policiais em nossa categoria. É fruto do empenho de todos os diretores do sindicato, além dos demais policiais civis, que compraram essa ideia e fizeram o projeto florescer”, reconheceu o diretor Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF, Robson Lima.

Integrantes da futura gestão foram apresentados pelos diretores atuais

CONTINUIDADE

O secretário-geral do Sinpol-DF, Paulo Roberto, representou o presidente da entidade, Rodrigo Franco “Gaúcho”, no evento e falou da importância dos projetos na unidade do Sindicato em Taguatinga.

“Atualmente, nós temos aulas de inglês, informática, pilates e dança. Temos as visitas aos aposentados e, a cada dia, novos projetos estão sendo pensados, como forma de prestar um serviço de qualidade para a categoria”, pontuou.

A confraternização também serviu para apresentar aos sindicalizados que frequentam o Sinpolzinho os integrantes da diretoria de Aposentados e Pensionistas que estarão à frente das atividades realizadas no local, a partir do início da nova gestão, em 1º de maio. Os futuros diretores de Assuntos de Aposentados e Pensionistas, José Carlos Saraiva e Sueli do Monte aproveitaram a oportunidade para reforçar que as atividades serão mantidas e aprimoradas.

Momento contou ainda com apresentação do músico Serginho Damme

“Um grande trabalho foi realizado aqui no Sinpolzinho ao longo desses três anos. E nós vamos dar continuidade a esse projeto porque acreditamos muito nele”, garantiu Sueli. “Madalena e o Robson estão dispostos a nos ajudar sempre que possível e nós estamos muito empolgados em continuar esse trabalho”, contou Saraiva.

AULAS

Madalena lembrou ainda que com o início das aulas de inglês à noite, um novo público passará a integrar o Sinpolzinho. “Essa é a primeira turma à noite, o que é muito interessante porque, além dos aposentados, nós contaremos, agora, com um número maior de policiais da ativa, que vêm depois do plantão ou do expediente”.

Entre os alunos, o sentimento era de ansiedade pelo início do semestre letivo. “Eu já tinha o interesse em fazer as aulas de inglês aqui no Sinpolzinho porque eu conheço várias pessoas que estão nas outras turmas e todos elogiaram bastante”, revela o escrivão de polícia Júlio David.

Segundo Madalena, as aulas à noite permitirão que policiais da ativa também participem

“Antes não tinha dado certo, mas, agora, com essa disponibilidade do curso à noite foi possível participar”, contou o policial civil, atualmente lotado na Academia de Polícia Civil (APC).

Também matriculada no Básico I, a agente de polícia Renata de Medeiros, aposentada há cinco anos, revelou que busca “a independência para viajar e se comunicar sem depender de ninguém”.

Para ela, o fato de estudar com outros policiais também é um estímulo maior. “Assim a gente se sente muito mais à vontade do que estaria, por exemplo, estudando em cursos convencionais, onde a maioria dos alunos é adolescente”, opinou.

Alunos do Básico I tiveram a primeira aula ainda na segunda

Já o agente de polícia aposentado Ricardo Nascimento destacou que, financeiramente, o curso em parceria com a UnB Idiomas também vale bastante a pena. “Recentemente, eu estava pesquisando as opções para matricular meu filho e a realidade do mercado é de preços duas ou até três vezes mais caros que este aqui”.

“O inglês, hoje, é a língua global, então, independentemente da idade, é muito importante ter esse conhecimento”, ressaltou a agente de polícia Gláucia Nazaré Carvalho. “Não só para possíveis viagens, mas também no dia-a-dia e até mesmo no trabalho, pois a gente se depara com várias situações em que o inglês é essencial”, afirma a policial, que é mais uma caloura do Básico I.

Filiação