01092016_pedido_liminar_exoneracoes
Pedido de liminar foi protocolado na quarta (Foto: Reprodução)

Da Comunicação Sinpol-DF

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) ingressou no fim da tarde desta quarta, 31, com mandado de segurança com pedido de liminar para que o Governo do Distrito Federal (GDF) publique no Diário Oficial do DF (DODF) as exonerações dos cargos de chefia entregues há mais de duas semanas.

O pedido foi entregue no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Aproximadamente 1.000 cargos de chefia das unidades da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foram entregues pelos policiais civis em resposta à recusa do GDF em enviar a mensagem que mantém a isonomia com a Polícia Federal.

Essa foi uma das medidas aprovadas em assembleia pela categoria, que há mais de um mês deu início à operação “PCDF Legal“.

Os termos de pedido de exoneração assinados pelos policiais foram entregues à Divisão de Pessoal da PCDF no dia 17 de agosto, depois de uma Assembleia que reuniu mais de quatro mil pessoas.

“A entrega da chefia sinaliza a quebra da confiança que existia com o GDF, que não respeita um direito dos policiais civis que é a isonomia com a Polícia Federal. Já temos cobrado a formalização dessas exonerações e como isso não tem avançado, decidimos pedir na Justiça a publicação no Diário Oficial”, afirma o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco.

ASSEMBLEIA

Os policiais civis voltam a se reunir em Assembleia Geral Extraordinária nesta quinta, 1° de setembro, às 14h, na Praça do Buriti. O Sinpol-DF deve apresentar à categoria a proposta apresentada pelo GDF em reunião no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) na manhã desta quarta, 31.

O GDF propôs 0% de aumento em 2017, 8% em 2018, 7% em 2019, 8% em 2020 e, por fim, 10% em 2021. A proposta, porém, já foi rejeitada pelo Sinpol-DF . “Esses 33% em seis anos quebra a paridade da PCDF com a Polícia Federal, tanto em índices como em datas, e está mais distante dos anseios dos policiais civis do que as propostas anteriores, onde previa um aumento já no segundo semestre de 2017”, avalia Franco.

rodapeO Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 999 197 197. Saiba mais.

Filiação