Esta semana, foi o policial aposentado Erotildes Salgado que recebeu o "Sinpol em Casa" (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)
Esta semana, foi o policial aposentado Erotildes Salgado que recebeu o “Sinpol em Casa” (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

O projeto “Sinpol em Casa” esteve nesta quinta, 19, visitando o agente de Polícia Civil aposentado Erotildes Salgado da Silva. Atualmente, ele mora na Colônia Agrícola Samambaia, em Vicente Pires. Foi na casa dele que a conversa agradável ocorreu.

Para quem não se recorda, Erotildes é responsável por um importante feito para a valorização do trabalho policial e que muitos achavam impossível: a aprovação da Lei 7.603/87, mais conhecida como “Lei Salgado”, por causa do sobrenome dele.

Por meio dela, os agentes policiais daquela época, que antes haviam trabalhado em profissões de outras áreas, conquistaram o direito de serem reconhecidos, oficialmente, como policiais.

Isso permitiu que, por exemplo, alguém que era pedreiro antes de trabalhar na Polícia Civil, fosse aposentado como policial, ao invés da primeira profissão.

Quando entrou em vigor, a lei beneficiou mais de mil servidores. “Tive a certeza de dever cumprido quando vi a dignidade ser devolvida àqueles homens”, relata o aposentado.

A luta o motivou, ainda, a se formar como bacharel em direito. “Foi uma luta árdua. Eu quase fui preso. Graças a alguns amigos na Presidência da República, isso não aconteceu. Mas eu faria tudo de novo”, acrescenta.

FAMÍLIA

Visita ao aposentado Eroltildes Salgado da Silva - Paulo Cabral (22)
Erotildes e a esposa Maria de Jesus receberam a equipe em sua casa em Vicente Pires

Erotildes recebeu o grupo de visitas por volta das 10h30, na companhia da esposa. Nascido no Espírito Santo, o aposentado veio para a capital federal construir uma história de vida.

Hoje, com 76 anos, lembra que ao chegar na cidade, fez concurso e iniciou sua carreira policial ainda na Guarda Especial de Brasília (GEB), onde trabalhou em todas as delegacias do DF e também no Instituto Médico Legal (IML).

Erotildes é pai de cinco filhos – fruto de dois casamentos – e tem três netos. Vive em Vicente Pires com a esposa Maria de Jesus, mais conhecida como Mara, com quem é casado há mais de 19 anos, e com a filha do casal de 13 anos.

Com muita tristeza, ele relatou a perda recente de um filho por suicídio. O motivo ainda é desconhecido. Mas conta, também, que conseguiu vencer um câncer.

Enquanto conversava com os visitantes, servidos de suco de acerola e jabuticaba colhidas do quintal, Erotildes disse ter comparecido à Festa Show do Sinpol-DF, na última sexta, 13. Ele também prometeu comparecer ao Sarau de Natal do Sinpolzinho, que ocorrerá no dia 4 de dezembro, em Taguatinga. Será mais uma oportunidade de reencontrar os amigos e relembrar tantas histórias.

SINPOL EM CASA

Três diretores do Sinpol-DF participaram da visita

Assim como tem feito em todos os encontros, o grupo de visitas do Sinpol em Casa entregou a Erotildes um botom do sindicato, um certificado de homenagem pelos serviços prestados à Polícia Civil, enviado pelo presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho.

A visita foi encerrada com a declamação de um poema escrito especialmente para o aposentado, que emocionou não só a ele, mas também a esposa.

Na visita desta quinta, o grupo foi composto pelo diretor de Assistência a Aposentados e Pensionistas, Robson Lima, pela conselheira fiscal Madalena Reis e pela tesoureira Elcimar Nunes.

Além dos diretores, outros policiais que queiram integrar o grupo de visitantes são bem-vindos, basta entrar em contato com o Sinpolzinho pelo telefone 3352.6429 ou ir até lá pessoalmente para se inserir no grupo.

LOGO-DO-SINPOL-300x294JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação