Seminario - Primeiro Dia - Paulo Cabral (7)
Seminário é o primeiro de outros eventos desse tipo que o Sinpol-DF realizará na atual gestão (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

O seminário “A PCDF que queremos e que a sociedade almeja”, realizado nos dias 3, 4 e 5 de novembro,  quando os policiais civis se uniram para tratar de temas como ciclo completo, unificação de cargos e identidade da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), pode ser considerado um um momento histórico.

Leia mais:

Primeiro dia de seminário debate Ciclo completo de Polícia

Unificação de cargos e ingresso único são tema do 2º dia de seminário

Identidade da PCDF é discutida no último dia do seminário

Seminario - Primeiro Dia - Paulo Cabral (46)
Tânia Pinc foi a palestrante do primeiro dia, quando se debateu o ciclo completo de polícia

Foi a primeira vez que um evento desse porte e importância foi organizado pelo Sindicado dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF). Entre os participantes, o consenso é de que o evento supriu as expectativas e, sobretudo, lançou importantes reflexões acerca dos temas propostos.

A escrivã Mayra Alice considera que as palestras foram “muito esclarecedoras”. “Não sabia muito sobre o “ciclo completo”, tema discutido no primeiro dia, mas passei a entender e ter um posicionamento sobre ele”, afirma.

Para ela, a possibilidade de participação da plateia também enriqueceu as discussões. “Os debates foram muito longos, todos tiveram oportunidade de se expressar. É bom que cada um pode falar sobre o que estudou”, analisa.

A agente de polícia Débora Mendes mostrou-se empolgada com a iniciativa do sindicato. Segundo ela, “esse Sinpol é diferenciado, pois nunca havia visto algo do tipo”. Débora acrescenta que o maior legado de eventos como esse é “causar mudança de mentalidade” na categoria.

INICIATIVA

Seminário - Segundo dia - Paulo Cabral (2)
Claudionor Rocha foi o palestrante convidado a falar sobre unificação dos cargos da polícia

Também agente de polícia, Rafael Curado, parabenizou a organização do seminário. Ele sinaliza que eventos desse tipo são importantes para alinhar a categoria. “Gostei da iniciativa, pois precisamos definir uma linha de pensamento onde focaremos nossa ação”, pondera.

Rafael acredita, contudo, que a adesão da categoria ao evento podia ser maior. “Fiquei triste pela falta de participação dos colegas e senti falta de alguns agentes políticos”, ressalva.

Opinião semelhante foi externada por José Viana, também agente de polícia “Era preciso ter, aqui, representantes das Câmaras Federal e Legislativa, para debatermos as atitudes do governo”, sugere.

Em particular, José destacou a palestra do último dia de evento: “Identidade da PCDF”. “O professor Dircêo fez uma explanação excelente. Ele deixou claro que a PCDF é da União”, menciona.

Seminario 3º dia - Paulo Cabral (57)
Dircêo Ramos tratou da identidade da PCDF no último dia de programação

OUTROS EVENTOS

Ribson Coelho, agente policial de custódia, pontua a necessidade de eventos como esse serem frequentes. “É um importante passo para conhecer a realidade da categoria e alcançar maiores conquistas. Espero que tenha outros seminários, com outros temas e que seja um evento rotineiro”, propõe.

O presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho, assegura que programações como essa serão uma constante na atual gestão. “Esse seminário é algo inovador e que será mantido. Ainda iremos realizar um congresso com apresentação de teses, participação de estudiosos, policiais, sociedade e premiação para os melhores trabalhos”, anuncia.

Para Gaúcho, o propósito inicial do evento foi atingido. “Nós buscamos fomentar o conhecimento acerca de temas que afetam a Polícia Civil e a Segurança Pública, porque temos percebido que diversas discussões têm sido capitaneadas por representantes de outras forças de segurança e nós não podemos ficar de fora desse processo”, afirma.

Seminario - Primeiro Dia - Paulo Cabral (1)
Gaúcho diz que ainda haverá um congresso, com programação mais ampla

“As dúvidas surgem e precisam de uma resposta. Não é a diretoria que vai ter uma opinião; é a base. A diretoria vai ser o porta-voz dos policiais”, acrescenta o presidente do Sinpol-DF.

REFLEXÃO

A primeira secretária e diretora interina de Comunicação, Celma Lima, uma das organizadoras do evento, também acredita que o seminário trouxe grandes contribuições para o cotidiano dos policiais civis.

“Foi um desafio organizar esse evento, que foi pioneiro na história do sindicato, mas sentimos que os objetivos foram atingidos. Estamos certos de que os palestrantes trouxeram importantes reflexões; acreditamos que os próximos eventos atrairão ainda mais policiais”, pontua.

O diretor de Políticas Sindicais adjunto do Sinpol-DF, Alexandre Rocha, também envolvido diretamente na organização do seminário, afirma que esse primeiro seminário provocará os policiais civis a adotarem uma postura mais crítica sobre os temas que cercam a realidade deles.

Seminario - Paulo Cabral (58)
Participação da categoria é fundamental para a discussão de temas pertinentes à carreira policial

“Tivemos o cuidado de selecionar nomes que são referência na área, a fim de fazermos um debate de alto nível, ainda com posicionamentos divergentes. Estamos felizes com o resultado”, afirma.

Marcelo Ferreira, diretor de Esporte e Cultura do Sinpol-DF, foi outro integrante da comissão organizadora. Para ele, o desafio, nos próximos eventos, é mobilizar uma participação ainda maior da categoria.

“Debates como esse têm grande importância para que a gente não fique alheio aos assuntos que se relacionam diretamente com a nossa carreira. Ao fomentar as discussões, o Sinpol-DF cumpre o papel de mobilizar a categoria e estimulá-los a adotar uma posição sobre a qual atuaremos”, assegura.

 

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação