Reuniao com chefes de plantao - Paulo Cabral (15)
Diretoria ouviu as queixas do grupo de plantonistas e apontou as ações tomadas pelo sindicato (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

A diretoria do Sinpol-DF recebeu na última sexta, 20, um grupo de policiais civis lotados no plantão, para discutir as irregularidades no dia-a-dia dos plantões nas delegacias da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). As queixas são relacionadas ao baixo efetivo e à carga horária excessiva, o que vem sobrecarregando a jornada de trabalho.

Na conversa, os diretores ouviram as queixas dos plantonistas  e discutiram algumas estratégias de atuação. O presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho, abriu a reunião relembrando o papel da instituição em resolver os problemas da categoria.

“Estaremos aqui sempre à disposição para lutar por todos os policiais civis. Daremos todo o amparo necessário para que o cenário de descaso seja convertido”, afirma.

Atualmente, a carga horária de trabalho desses policiais ultrapassa as 40 horas semanais previstas no regimento interno da PCDF. Isso tem sobrecarregado os agentes de polícia, acarretando em danos físicos e psicológicos sérios.

Os policiais civis são os únicos servidores públicos do Governo de Brasília que não recebem pelas horas extras trabalhadas. O déficit no efetivo, forte agravante, também ameaça a segurança dos policiais civis e prejudica os serviços prestados.

Gaúcho lembrou, ainda, que na Academia de Polícia da PCDF, os policiais são orientados que o ideal são três agentes na viatura e, no mínimo, dois na delegacia. Os números, na realidade, são bem diferentes: há unidades com apenas três policiais para executar demandas internas e externas nos períodos de plantão.

AÇÕES DO SINDICATO

O presidente do sindicato informou que ao longo deste ano o Sinpol-DF enviou quatro ofícios à Direção Geral da PCDF exigindo a garantia dos direitos trabalhistas que estão sendo negados aos policiais civis. Nenhum dos ofícios foi respondido, contudo.

No encontro desta sexta, foi acordado que o sindicato tomará novas providências buscando o bem-estar dos policias civis plantonistas.

O primeiro passo será exigir a execução, dentro do que prevê a cartilha da Operação Vida, de mudanças no sentido de promover a valorização do policial civil e a melhoria nas condições de trabalho, oportunidade em que os plantonistas fizeram várias sugestões de estratégias a serem executadas pelo Sindicato e medidas a serem implementadas pela administração da PCDF. Também serão estudadas as medidas judiciais a serem adotadas, com o acionamento do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Também será enviado um ofício à Organização Internacional do Trabalho (OIT) solicitando providências. Outra solução é ingressar com uma ação judicial exigindo que a Direção Geral da PCDF responda os ofícios já enviados pelo Sinpol-DF, explicando as razões pelas quais as solicitações não são atendidas.

Serão realizadas, ainda, reuniões com os chefes de plantões e também com as equipes, explicando a todos a necessidade de se trabalhar atendendo aos requisitos e protocolos mínimos de segurança, que garantam a vida dos servidores e da população que é atendidas nas diversas unidades policiais.

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação