O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) vem a público manifestar seu repúdio quanto à abordagem feita por policiais militares, na última quarta-feira, 18, a um policial civil do DF que estava em missão durante protesto no Eixo Monumental.

Após ser reconhecido, o agente de polícia foi perseguido e agredido por algumas pessoas que não estavam no local para legitimamente protestar, mas sim com o propósito de gerar tumulto.

A fim de procurar abrigo, e objetivando se proteger das agressões e possível linchamento por parte dos manifestantes, o policial civil correu em direção aos policiais militares, na certeza de que estaria seguro. Fez isso  com as mãos ao alto e, inclusive, identificando-se claramente como policial. Ressaltou ainda que estava no local a trabalho.

Mesmo assim, foi agredido com chutes e empurrões. Em seguida, chegou a ser algemado e colocado no cubículo da viatura de forma vexatória, onde foi fotografado e filmado – tendo sua imagem exposta de forma degradante.

Através dos veículos de comunicação e redes sociais, essas imagens rapidamente correram o mundo, causando dano irreparável à reputação do policial civil, constrangendo-o perante familiares, amigos, vizinhos e demais pessoas de seu convívio diário.

Esclarecemos que o Sinpol-DF tem prestado toda assistência necessária ao colega desde o dia em que o fato ocorreu. Na ocasião, ele foi acompanhado à delegacia por integrantes da diretoria e advogados. A equipe que presta assessoria jurídica ao sindicato também foi disponibilizada a ele.

A entidade informa ainda que já solicitou, por meio de ofícios enviados à Polícia Civil do DF (PCDF) e à Polícia Militar do DF (PMDF), a apuração rigorosa dos fatos.

LOGO DO SINPOLJUNTOS SOMOS FORTES!