Reunião aconteceu do auditório do sindicato, em sua sede da Asa Norte (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)
Reunião aconteceu do auditório do sindicato, em sua sede da Asa Norte (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Nesta segunda-feira, 9, os representantes sindicais se reuniram mais uma vez com a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF).

O encontro, realizado na sede da entidade, abordou temas como a intensa atuação política da diretoria do Sinpol-DF em prol das conquistas demandadas pela categoria e a retomada das visitas às delegacias.

O presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho, iniciou o encontro alertando sobre a preocupação da diretoria em intensificar o relacionamento com os policiais civis sindicalizados.

Alguns representantes sindicais pontuaram a necessidade de retomada das visitas às delegacias, uma das ações mais importantes de interlocução com a base.

“Aqui, apesar de sermos 25 diretores, apenas quatro trabalham em regime de dispensa de ponto, a licença classista. Todos os demais, excetuando-se os dois aposentados, trabalham nas suas bases no plantão ou no expediente, por isso não conseguimos fazer as visitas com mais frequência. Pretendemos voltar a visitar as delegacias na próxima semana, após a aprovação do Nível Superior no Senado Federal”, anuncia Gaúcho.

Ele aproveitou para reiterar a importância da presença da categoria na votação do PLC 91/15, no Plenário do Senado Federal, que pode ocorrer nesta terça, 10, ou na quarta, 11 – tendo feito um chamado à categoria com o auxílio dos representantes sindicais presentes.

Confira o vídeo:

NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Na reunião, também foi informado aos representantes que, após o fim da greve do mês de setembro, a diretoria encaminhou para a CLDF proposta onde solicita o remanejamento das verbas do Fundo Constitucional para garantir o reajuste para o próximo ano.

Já solicitada também, via ofício, uma reunião com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a fim de negociar o reajuste salarial da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) em 2016.

Como, na semana passada, os representantes da Polícia Federal foram recebidos pelo Governo Federal, ensejando então a realização das tratativas com a categoria policial civil, acredita-se que haverá a reunião espelho com o Sinpol-DF em breve.

Gaúcho
Gaúcho informou aos policiais sobre o andamento das reivindicações desde o fim da greve de setembro

Foi pontuado ainda que, da mesma forma, a diretoria está em tratativa junto à Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) a fim de viabilizar um encontro entre as duas entidades.

CONDIÇÕES DE TRABALHO

Os representantes sindicais expuseram, mais uma vez, a insatisfação com as atuais condições de trabalho e reforçaram a necessidade de nomeação dos aprovados no último concurso para a PCDF.

A realocação de servidores da PCDF da área meio para a área fim também voltou a ser indicada como instrumento para minimizar a falta de policiais nas seções de investigações das Delegacias. Para eles, a situação tem prejudicado sobremaneira o trabalho policial.

“O atual efetivo é insuficiente. Nossas delegacias estão todas sucateadas, não temos segurança para exercer o nosso trabalho e principalmente para realizar os plantões e muito menos as diligências relacionadas com as investigações policiais”, afirmou um dos representantes sindicais.

DEMANDAS EM ANDAMENTO

Entre as principais queixas colocadas pelos representantes estavam as más condições de trabalho e a falta de efetivo
Entre as principais queixas colocadas pelos representantes estavam as más condições de trabalho e a falta de efetivo

No encontro foram abordados os temas relacionados com o andamento do GT das Atribuições, que está em sua fase final, faltando apenas as discussões relacionadas com as atribuições dos peritos papiloscopistas, realizada nesta terça, 10, às 15h, e a reunião de fechamento final que está agendada para o dia 19 deste mês.

Quanto ao GT do concurso de remoção, o presidente informou que embora tenha sido publicado a portaria com a formação dos servidores que irão participar da construção do texto da nova lei. As reuniões ainda não foram agendadas, por isso Gaúcho reiterou que continuará cobrando a definição das datas.

Ainda no encontro, os representantes avaliaram positivamente a nota em apoio à greve dos professores da rede pública do Distrito Federal divulgada pelo Sinpol-DF, principalmente pelo engajamento que ela conquistou nas mídias sociais do sindicato.

Gaúcho explicou que a atitude de divulgar a nota casa com o objetivo dessa gestão de “aproximar o policial civil da sociedade, sempre se colocando no lugar do cidadão e principalmente vendo o nosso papel como reivindicantes em um movimento paredista”.

Por fim, os representantes sindicais encaminharam várias sugestões para os dirigentes do Sinpol-DF no sentido de desenvolver ações na busca de soluções paras os problemas enfrentados pela categoria. Todas elas foram registradas, podendo nortear as próximas ações do sindicato.

LOGO DO SINPOLJUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação