Pilates no Sinpolzinho - Paulo Cabral (73)
Atualmente, Sinpolzinho mantém três turmas de Pilates (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Os benefícios do Pilates para o corpo e a mente são vários: ele é recomendado para aumentar a elasticidade e força dos músculos, promover resistência física, melhorar a coordenação motora, a respiração, a postura, diminuir o stress e proporcionar relaxamento.

Pensando nisso e com o objetivo de promover o bem-estar dos filiados, a unidade do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) em Taguatinga, o Sinpolzinho, mantém, desde o mês de agosto, três turmas com aulas da atividade física.

A iniciativa, idealizada pela Diretoria de Assistência de Aposentatos e Pensionistas, é voltada aos aposentados, pensionistas, dependentes e policiais da ativa.

De acordo com Natalia Reis, educadora física responsável pelas aulas, os exercícios têm por objetivo manter os alunos em atividade física sem gerar impacto nas articulações – como ocorre em outras atividades físicas.

Pilates no Sinpolzinho - Paulo Cabral (50)
Alunos ressaltam benefícios da modalidade para a coluna e para os músculos

Ela explica que não há idade específica para praticar o Pilates. “O que a gente faz é adaptar as atividades. Aqui, a gente monta uma aula em que todos possam fazer os exercícios, porque eu sei que cada um tem uma limitação”, diz.

AVALIAÇÃO

As aulas têm apresentado resultado na vida da agente de polícia aposentada Bianca Soares. Ela resolveu praticar essa modalidade de atividade física para aliviar as dores que sentia na coluna.

“Depois de certa idade a coluna já não é a mesma, então temos que fortalecê-la. Como não tive essa preocupação quando jovem, o Pilates se tornou uma opção”, comenta Bianca. “É um projeto que não pode parar nunca. Todos estão gostando e acredito que se ampliassem esses horários, mais gente viria”, acrescenta.

A mesma avaliação positiva é feita pela agente de polícia, ainda na ativa, Thais Santos. Para ela, o Pilates ajuda não só na saúde, como também no alongamento e fortalecimento dos músculos.

Pilates no Sinpolzinho - Paulo Cabral (64)
Além de uma atividade física, Pilates ajuda na recuperação de quem tem problemas nas articulações

“É uma atividade para o futuro, porque é completa. Já vi resultado no abdômen, que antes era muito travado, e, como consequência, na respiração”, afirma Thais.

No caso do também agente de polícia ativo Rogério Augusto, que fez uma cirurgia no joelho recentemente, e de Iracema Santos, esposa de um policial civil filiado, a participação nas aulas de Pilates foi uma recomendação médica.

Para ele, a atividade foi recomendada para o fortalecimento dos músculos; para ela, a indicação é melhorar o alongamento.

“A gente vai envelhecendo e percebe que é importante e necessário. Também tenho problema na coluna, mas já pude notar que as dores, tanto da coluna como no joelho, estão melhorando aos poucos”, analisa Rogério.

“Tenho problemas na coluna, joelho e ombro. Saio cansada das aulas, mas estou gostando bastante. Desde o começo percebo as melhorias no corpo”, diz Iracema.

Bianca Soares - Paulo Cabral (5)
Bianca Soares, agente de polícia aposentada relata os benefícios que o Pilates tem trazido

RECEPTIVIDADE

Para Madalena Reis, conselheira fiscal do Sinpol-DF e uma das idealizadoras do projeto, “ainda que o sindicato esteja voltado para a garantia dos direitos e para a luta pela valorização da categoria, ele também promove ações que visem a qualidade de vida e o bem-estar físico e social dos filiados e por isso desenvolvemos esses projetos”.

O diretor de Assistência de Aposentados e Pensionistas, Robson Lima, também idealizador da iniciativa comemora a receptividade das aulas. “Ficamos muito felizes porque houve uma procura muito boa. Tanto que estão nos pedindo para criar mais turmas e para aumentar o número de aulas na semana. É assim que percebemos que os sindicalizados confiam em nós”, pondera.

AULAS

As aulas de Pilates ocorrem às segundas e quartas, das 9h às 10h, na primeira turma, das 10h às 11h, na segunda, e das 11h ao meio-dia na terceira turma.

Natalia Reis - Profª. Pilates - Paulo Cabral (2)
Natália Reis, educadora física, explica a metodologia aplicada aos alunos do Sinpolzinho

Quem tiver interesse em participar das próximas turmas deve ligar no telefone (61) 3352-6429.

 

 

 

 

 

 

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação